Geral

10 de 06 de 2023, 08:49

Diário

Hoje é dia de Portugal e as comemorações são na região do Douro

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é comemorado na região do Douro, em ano de título de Cidade Europeia do Vinho. Cerimónias decorrem no Peso da Régua. Em 2015, Lamego, também da CIM Douro, recebeu as comemorações

portugal adeptos

Fotógrafo: Igor Ferreira

O Peso da Régua, na região do Douro, foi o local escolhido para as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se assinala hoje, 10 de junho.

Em ano em que a região é Cidade Europeia do Vinho esta celebração ganha ainda mais significado, como já havia destacado o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Douro, Carlos Santiago.

Uma ideia reforçada pelo Presidente da República esta sexta-feira (9 de junho). Marcelo Rebelo de Sousa chegou mais cedo ao Peso da Régua, para assistir aos ensaios do desfile militar.

Como comandante supremo das Forças Armadas quis estar “à mesma chuva” dos muitos militares que se concentram na cidade do distrito de Vila Real, provenientes de vários sítios do país.

Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que o 10 de junho na região é também uma forma de homenagear o Douro e os viticultores. “O Douro é feito de dezenas de milhares de produtores de vinho, que vão desde a Guarda e Viseu, até à fronteira em Trás-os-Montes e depois os vários ‘Douros’ (…) E olhar para eles e os problemas deles, eu acho que é muito justo”, afirmou.

O Presidente da República lembrou as "grandes dificuldades" de fazer a cultura do vinho neste território, “com incertezas muito grandes, com crises às vezes grandes que atingem os produtores e depois com dificuldades de prender as pessoas ao territórios, os mais novos para que eles fiquem cá”.

Marcelo disse ainda que a interioridade vai estar presente no seu discurso do Dia de Portugal. “É sempre, mas é evidente que aqui no Douro eu tenho que falar da lição que o Douro nos oferece, ao mesmo tempo projetando no país, porque estou a falar para o país e para o país que está espalhado no mundo”, afirmou.

Dia começa com cerimónia militar
Depois de as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas terem estado junto das comunidades portuguesas na África do Sul, as comemorações acontecem hoje na Régua com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro, António Costa.

Durante a manhã, os governantes vão participar na cerimónia militar comemorativa, que contará com a tradicional intervenção do chefe de Estado e comandante supremo das Forças Armadas e do presidente da comissão organizadora das celebrações, enólogo João Nicolau de Almeida.

No dia de ontem, a Régua recebeu o arranque das comemorações com a apresentação de cumprimentos do corpo diplomático acreditado em Portugal ao Presidente da República, no Museu do Douro, seguido de um concerto aberto à população, pela orquestra Ligeira do Exército. O dia terminou com um fogo-de-artifício comemorativo, a partir do Rio Douro.

No estrangeiro, a data foi festejada junto de emigrantes portugueses e lusodescendentes.

10 de junho de volta ao Douro
As comemorações do 10 de Junho voltam este ano a um dos concelhos da CIM Douro, em Peso da Régua, distrito de Vila Real. Em 2015, Lamego, concelho do distrito de Viseu e da CIM Douro, recebeu a efeméride.

Na altura, Cavaco Silva, então Presidente da República, proferiu uma intervenção e procedeu à imposição de condecorações a um conjunto de personalidades na Sessão Solene Comemorativa, que se realizou no Centro Multiusos de Lamego. Já no Largo da Feira decorreu a cerimónia militar, na qual participaram unidades representativas das Forças Armadas.


10 DE JUNHO LAMEGO 2015

Fotógrafo: Presidência da República Portuguesa


10 DE JUNHO LAMEGO 2015

Fotógrafo: Presidência da República Portuguesa