No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
Os voluntários estão a aumentar no Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), revela a presidente da Liga de Amigos da instituição de saúde no Dia Internacional do Voluntariado, assinalado esta terça-feira. Carla Pedro referiu que a Liga tem registado “um aumento do número de voluntários ativos, curiosamente de idades cada vez mais jovens”.
A Liga de Amigos comemorou o Dia do Voluntariado com uma largada de pombas, como símbolo da entrega ao próximo, e uma eucaristia na capela do Hospital de São Teotónio, lembrando todos os voluntários. A comemoração juntou dezenas de sócios e elementos da Liga.
Carla Pedro reconheceu ainda que o pós-Covid-19 tem sido um “desafio” para a Liga de Amigos. “Antes da pandemia, tínhamos a missão de ajudar nas enfermarias a servir o almoço aos doentes, mas o plano de contingência do Hospital ainda não permite o retomar dessa tarefa, por isso acabamos por nos reinventar”, sublinhou a presidente da instituição, frisando que ser voluntário é “sentir-se útil”.
A Liga de Amigos do CHTV trabalha no serviço de urgência, na organização das visitas aos utentes internados e no apoio à consulta externa.
O Dia Internacional do Voluntário foi instituído pelas Nações Unidas em 1985 e, desde então, tem sido comemorado internacionalmente no dia 5 de dezembro, com o propósito de incentivar e valorizar o serviço de voluntariado em todo o mundo.