Geral

24 de 01 de 2023, 17:03

Diário

Igreja de Lamego reabilitada mais de 30 anos após fogo

Intervenção na Igreja de Santa Maria de Almacave já está em curso. Obras vão custar mais de 120 mil euros. Padre aponta o dedo à Direção Regional de Cultura do Norte

Interior Igreja Almacave

O altar-mor e o teto da nave central da Igreja de Santa Maria de Almacave, em Lamego, destruídos em 1988 na sequência de um fogo estão a ser recuperados mais de 30 anos depois de terem sido “chamuscados”. As obras, pagas a 100% pela paróquia, estão orçadas em mais de 120 mil euros.

Ao Jornal do Centro, o padre José Guedes explica que as obras no teto já estão a decorrer, estando a ser executadas por uma empresa de Lamego. A intervenção vai custar 27 mil euros.

Já quanto ao altar, os retábulos foram retirados e enviados para Braga, onde uma firma local vai “limpar e descarbonizar tudo”, afirma o sacerdote que não esconde a satisfação com as obras no tempo religioso do século XII estarem finalmente em curso. Só esta intervenção custará 100 mil euros.

“O incêndio foi em 1988, eu vim para aqui em 1989. O altar só está a ser intervencionado agora porque a Direção Regional de Cultura do Norte não deixava. Eu nunca pedi dinheiro a ninguém só que não nos davam a autorização, que chegou há 15 dias. Se Deus quiser daqui a meio ano já aqui está”, afirma.

As obras vão custar mais de 120 mil euros. O padre José Guedes só lamenta os “entraves” levantados ao longo dos anos pelos organismos estatais, que impediram que o altar fosse recuperado mais cedo e que nunca se chegaram à frente para pagar o que quer que fosse.

“Os monumentos nacionais só servem para entravar, só me têm dado chatices e dores de cabeça. As obras estão a decorrer e eles não deram nem um cêntimo. Isto já podia estar pronto há muito tempo, eu só queria autorização, nunca pedi dinheiro a ninguém”, garante.

“Andava tudo (paroquianos) a suspirar por isto. Era uma vergonha para a paróquia e párocos”, acrescenta.

Devido às obras, parte dos serviços religiosos deixaram de decorrer na Igreja de Almacave. No templo realiza-se ainda a primeira missa do dia, pelas 09h00, mas a da tarde acontece no auditório do Centro Paroquial, às 19h00. Ao domingo a eucaristia realiza-se pelas 10h30 na Igreja da Graça e às 17h00 no auditório do Centro Paroquial.