Geral

24 de 09 de 2022, 11:33

Diário

IL: Cotrim de Figueiredo defende desenvolvimento mais harmonioso do país e “ataca” PS e PSD

Líder da Iniciativa Liberal visitou hoje de manhã o mercado dos produtores de Viseu no âmbito das Rotas Liberais

Cotrim de Figueiredo Viseu

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo,, defendeu, hoje, em Viseu, “um desenvolvimento mais harmonioso do país” e disse que isso só se poderá alcançar “se houver crescimento económico”.

As palavras do líder da IL foram feitas após uma visita ao Mercado de Produtores de Viseu, no decorrer das Rotas Liberais que acontecem no distrito viseense até segunda-feira.

“Viemos a Viseu numa altura em que o interior parece estar fora da agenda porque são os grandes temas da crise económica e da inflação, etc., que estão a preocupar as pessoas e não tanto aquilo que devia preocupar estruturalmente os decisões deste país, que é o desenvolvimento mais harmonioso do país”, afirmou aos jornalistas.

No entender de João Cotrim Figueiredo, esse desenvolvimento “só acontece se houver crescimento económico”.

“A IL está farta de falar nisto. As pessoas têm que reconhecer que se não conseguimos pôr este país a crescer todos estes problemas, quer as crises mais conjunturais, como as que estamos a viver, quer as mais estruturais, como o abandono do interior, vão continuar sem solução”, salientou.

Lembrando que o distrito foi durante anos um bastião do PSD, o presidente do Iniciativa Liberal, defendeu que isso não beneficiou a região, uma vez que Viseu “padece dos mesmos problemas que outros distritos do interior que tiveram outras cores políticas”.

“O bipartidarismo é um dos problemas que tem afetado o desenvolvimento de Portugal. Seja PS, seja PSD, não têm sido capazes de conseguir fazer com que o interior e o país de desenvolvam”, argumentou, acrescentando que as Rotas Liberais são uma forma de “sublinhar isso”.

Aos jornalistas, João Cotrim Figueiredo explicou ainda que “Viseu faz parte dos muitos distritos” que o partido vai visitar durante esse roteiro. “Não há nenhuma ordem específica, depende dos interesses dos grupos locais da Iniciativa Liberal, dos que já existem e dos que estão a ser constituídos”, disse.

O líder da IL esteve cerca de uma hora no novo mercado de produtores de Viseu, onde registou algumas queixas em torno da mudança de local. João Cotrim Figueiredo ouviu também alguns comerciantes satisfeitos com o novo espaço, que custou 777 mil euros.