Geral

10 de 07 de 2024, 12:33

Diário

Joana Marques Vidal estudou no Liceu de Viseu, Fernando Seara deixa mensagem de despedida

Antiga procuradora-geral da República morreu esta terça-feira aos 68 anos. Advogado escreveu artigo onde recorda a ‘amiga Joana’, numa mensagem em que destaca as lutas que abraçou, ‘pela justiça e pela dignidade humana, pelos jovens e pelas mulheres’

Fotógrafo: Facebook Anabela Silveira

Para lembrar a vida “de luta na justiça, pela dignidade humana, pelos jovens e pelas mulheres” e numa mensagem de despedida, Fernando Seara assina esta terça-feira um artigo na Revista Sábado em que se despede da antiga procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, que morreu aos 68 anos.

Marques Vidal estudou no Liceu de Viseu e foi finalista na turma de 1973. O advogado de Viseu lembra que “conheci a Joana em Viseu”. “Acreditei que voltaria a dar-lhe um beijo, a provocar, a escutar a sua serenidade na análise dos diferentes temas da vida”, descreve.

Seara destaca de Joana Marques Vidal a “luta pela dignidade humana, a luta pelos jovens e pelas mulheres, pela verdade das e nas contas”. “Sempre lutou. Em todos os lugares. Em todos os cargos”, assinala o advogado de Viseu.

Na mensagem, Seara escreve que “os Finalistas de Viseu de 1973 e os Finalistas da Faculdade de Direito de Lisboa agradecem a tua luta, a tua Amizade, a tua Fraternidade e a tua Generosidade”.

Nas redes sociais, nas últimas horas, sucederam-se as homenagens a Joana Marques Vidal. Uma delas, escritas pela professora Anabela Silveira foi acompanhada de uma fotografia da turma finalista de Liceu de Viseu do ano de 1973.

Anabela Silveira dedicou um texto a Joana Marques Vidal. “Replicava que a luta pelo mundo justo, igualitário, com compaixão pelo mais fraco era tarefa de todos os dias, dos pequenos atos do quotidiano às grandes decisões. Como estavas certa e assim pautaste a tua vida!”, pode ler-se numa memória em que fala de um tempo pré-Abril.