Filipa Jesus

03 de 05 de 2021, 19:24

Diário

José Costa candidato à presidência do Politécnico de Viseu

As eleições para a presidência do Politécnico de Viseu estão marcadas para 29 de junho

José Costa candidato ao ipv

José Costa é candidato à presidência do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), cujas eleições estão marcadas para 29 de junho, a decorrer no seio do Conselho Geral da Instituição, já constituído e presidido pelo presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha.

“Caiu sobre mim esta responsabilidade que espero não defraudar, enquanto candidato, colega e elemento deste Instituto que tem mais de quatro décadas de existência”, começa por dizer o candidato à presidência do IPV, José Costa admitindo que se trata de um desafio para o tornar “muito mais inclusivo, mais participativo e ainda mais valorizado”.

Em declarações ao Jornal do Centro, o candidato diz que “é importantíssimo ter um Instituto unido que consiga afirmar-se ainda mais no território em que está e fora, mas para isso precisamos de ganhar ainda mais coesão no nosso território com parceiros”.

E a resposta parece estar nas empresas e no mercado de trabalho da região para fomentar a troca de conhecimento entre o setor empresarial e a instituição. “A partir daí, ter uma reciprocidade que permita fortalecer a força do próprio Instituto”, assinala, garantindo disponibilidade para “ajudar a sociedade a crescer” através da união por um projeto comum: “fazer o território crescer”.

O mote do candidato é simples: valorizar e participar. “Temos que ser cada vez mais inclusivos, trazer as pessoas a participar e a valorizar”, repete José Costa, a assegurar de que se trata da ‘fórmula’ acertada para fazer o IPV crescer, enquanto instituição, que aposta na inovação e investigação.

Falamos de um Instituto que se desenvolve em pleno coração de Portugal e o candidato segue a mesma linha de pensamento: “se tivermos uma pressão adequada, que não seja demasiado elevada, não se corre o risco de lesar as bases, mas é importante ter este pulsar sucessivo e constante” para reforçar a atividade da instituição e o seu papel no plano nacional.

Além de Arlindo Cunha, também integra o Conselho Geral do IPV a presidente da Câmara de Viseu, Conceição Azevedo, seguindo-se Carlos Santiago (presidente da Câmara de Sernancelhe e da CIM Douro), Adelino Costa (provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viseu) e Fátima Eusébio (diretora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu).

Seguem-se Fernando Daniel Nunes (administrador do Grupo Visabeira), Joaquim Jorge Nelas (diretor do serviço de ortopedia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu), Mário Coutinho (técnico superior da Misericórdia de Lisboa) e Nuno Dionísio (diretor da Softinsa/IBM).

 As eleições para a presidência do IPV vão ser feitas pelo Conselho Geral, a 29 de junho.