Geral

10 de 01 de 2022, 16:25

Diário

Lamego: antigo matadouro convertido em centro cultural

Câmara prevê investimento de 824 mil euros para a realização das obras, que devem concluir no final do ano

centro civico lamego

Fotógrafo: D.R.

A Câmara de Lamego vai transformar o antigo matadouro local num centro cívico. O anúncio feito pelo executivo que prevê a conclusão das obras de reabilitação para o final deste ano, com um investimento previsto de 824 mil euros.

Em comunicado, o município refere que o matadouro “abandonado durante décadas, em estado de completa ruína” vai dar lugar “a um novo polo de criatividade e cultura que terá o Rancho Regional de Fafel como entidade residente”.

A empreitada vai incidir sobretudo “no corpo central do edifício e em duas alas laterais de menor porte, para além de um logradouro”, refere a nota da autarquia. O matadouro criado em 1937 tem servido “nos últimos tempos para depósito de diversos materiais e de veículos abandonados recolhidos na via pública”.

O presidente da Câmara, Francisco Lopes, acrescenta que o objetivo é “resgatar este edifício para que seja um novo espaço de encontro que funcione como uma alavanca para a dinamização estratégica da zona envolvente, nomeadamente o novo Parque Urbano” que também está a ser construído.

“Durante mais de 50 anos, o Rancho Regional de Fafel conseguiu preservar e divulgar a nossa cultura popular, espalhando-a por diversas geografias. Devido ao notável trabalho realizado, desde a sua fundação, como fiel depositária dos costumes e tradições do concelho e da região, acreditamos que esta coletividade garantirá a dinamização cultural e social do novo espaço”, disse o autarca.

A obra do matadouro é concretizada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Lamego e do Plano de Ação de Regeneração Urbana, sendo financiado pelos fundos comunitários.