Geral

13 de 05 de 2022, 16:21

Diário

Lamego: Câmara integra funcionários das escolas nos quadros

Autarquia integrou mais de 60 assistentes operacionais nos quadros municipais. Executivo justifica medida com necessidade de pôr fim a "instabilidade na vida de muitas famílias"

centro escolar lamego

Fotógrafo: D.R./Câmara de Lamego

O Município de Lamego anunciou a integração de 62 funcionários que trabalham nas escolas do concelho. Os assistentes operacionais passaram a fazer parte dos quadros da autarquia após a realização de um concurso.

Segundo o executivo presidido por Francisco Lopes, os assistentes operacionais exercem funções nas escolas primárias do concelho, “assumindo a responsabilidade diária de uma grande variedade de tarefas”. O executivo PSD justifica a medida com a necessidade de consolidar o quadro de pessoal, "pondo fim a um longo período de instabilidade na vida de muitas famílias do concelho".

“Cabe a estas pessoas, acompanhar as crianças na execução de tarefas inerentes às atividades pedagógicas, lúdicas e recreativas, bem como confecionar as refeições, garantir a limpeza dos espaços e o serviço de portaria, entre outras responsabilidades”, explica a Câmara.

Segundo a autarquia, dentro do leque de novos funcionários, “há muitas pessoas que exercem as mesmas funções desde há vários anos” como Teresa Pereira, que começou a trabalhar em 2004 no jardim de infância n.º 1 de Almacave.

Além de dar apoio às crianças, Teresa também assegurou nos primeiros anos o prolongamento de horário na escola de Medelo. “Para mim foi uma alegria muito grande entrar agora nos quadros. É o trabalho que gosto mais de fazer e dá-me mais estabilidade pessoal”, disse citada numa nota do município.

Outra funcionária, Maria Benedita Rodrigues, de 57 anos, foi contratada pela primeira vez em 2009 para trabalhar na antiga escola primária de Magueija, passou pelo Centro Escolar de Penude e trabalha hoje no refeitório do Centro Escolar N.º 1.

“Fui contratada pela Câmara e pela União de Freguesias do Sul há 14 anos. Entrar nos quadros foi um alívio para mim. Eu e as minhas colegas andávamos sempre muito ansiosas para saber se, no final de cada ano, renovavam os nossos contratos. Gosto muito de trabalhar aqui”, afirmou.

Maria João Pinto, assistente operacional no Centro Escolar N.º 2, refere que a integração nos quadros municipais “reforça muito a minha estabilidade familiar”. Ainda na educação, a autarquia de Lamego teve o direito de receber mais de 2,2 milhões de euros do Fundo de Financiamento da Descentralização.