Geral

19 de 08 de 2022, 16:36

Diário

Lamego: Festas dos Remédios obrigam a cortes de trânsito na cidade

Praça e Rua D. Dinis vão estar encerrados a partir desta sexta-feira, exceto para os moradores e comerciantes

nossa senhora dos remédios lamego

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios só começam na próxima quinta-feira (25 de agosto), mas a Câmara de Lamego avisa que, a partir desta sexta-feira, haverá constrangimentos no trânsito na cidade por causa da realização do evento.

Segundo a autarquia, até 11 de setembro, é proibido o estacionamento automóvel na Praça D. Dinis e também a circulação na Rua D. Dinis, à exceção dos moradores e dos comerciantes.

“Durante este período, os automobilistas devem respeitar a sinalização temporária existente no local e utilizar os parques de estacionamento alternativos”, refere o município de Lamego, que apela à compreensão dos condutores pelos constrangimentos causados.

Já começou a contagem decrescente para o regresso das tradicionais festas que costumam marcar a vida em Lamego e que são uma das maiores romarias do país. Produtos típicos da região e artesanato vão estar expostos em vários stands.

Quanto ao cartaz musical, subirão ao palco artistas como os Calema, que atuam no dia da abertura na Avenida Dr. Alfredo de Sousa. A 29 de agosto sobem ao palco os Quatro e Meia. Carolina Deslandes (3 de setembro), José Cid (dia 4) e Sons do Minho (dia 9, o último dia das festas) também têm concertos marcados no evento.

O programa está ainda recheado de eventos culturais como o Zigurfest, evento que arranca esta quarta-feira (dia 24 de agosto), e o festival Folk. O cartaz musical contará ainda com um concerto Mater Dei pela Banda Filarmónica de Magueija. A 1 de setembro vai celebrar-se o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, com a atuação da banda de Lalim.

O programa festivo inclui outras atrações como a Concentração Motard à Romaria de Nossa Senhora dos Remédios, que decorre nos dias 26, 27 e 28 de agosto, e o torneio Kinder Beach Voleibol, de 29 de agosto a 2 de setembro nas Piscinas Descobertas.

No programa religioso, o destaque vai para a tradicional Majestosa Procissão de Triunfo, marcada para 8 de setembro e na qual os andores serão puxados por juntas de bois. A Grandiosa Marcha Luminosa realiza-se a 6 de setembro e a Batalha das Flores no dia seguinte.