Geral

23 de 05 de 2022, 15:28

Diário

Lamego: município limpa terrenos onde há risco de incêndio

Autarquia fez intervenções no âmbito da gestão de faixas de combustível em todas as 18 freguesias do concelho

floresta lamego

Fotógrafo: D.R./Câmara de Lamego

A Câmara de Lamego diz que realizou, no primeiro trimestre deste ano, intervenções no âmbito da gestão de faixas de combustível nas 18 freguesias do concelho, com o objetivo de promover a segurança das florestas, pessoas e bens em caso de incêndios florestais.

"Os trabalhos têm vindo a ser desenvolvidos mediante protocolo com os Sapadores Municipais/Ribaflor e com a equipa de Sapadores dos Bombeiros Voluntários de Lamego, sob coordenação direta do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Lamego", explicou o município.

Segundo a autarquia, neste primeiro trimestre, "foram realizadas intervenções em todas as 18 freguesias do concelho, com particular incidência em áreas nas quais a perigosidade de incêndio florestal é maior”, como as freguesias de Penajóia, Avões, Ferreiros de Avões, Penude, Vila Nova de Souto d’El Rei e as uniões de freguesias de Cepões, Meijinhos e Melcões e de Bigorne, Magueija e Pretarouca.

A autarquia garante que pretende “continuar a intervir sempre que necessário face a novas situações que justifiquem a gestão de faixas de combustíveis, trabalho a que se junta o desenvolvido por outras entidades públicas e privadas, que partilham responsabilidade na gestão de faixas na rede secundária e primária”.

"Temos dedicado muitos recursos em ações de limpeza e manutenção dos espaços públicos e florestais como forma de prevenção contra incêndios e garantimos que os trabalhos continuarão em todas as zonas necessárias", disse o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes.