Geral

10 de 09 de 2021, 14:24

Diário

Lamego pode vir a ser a capital do Norte, sugere presidente da Câmara do Porto

Ideia foi lançada em entrevista ao jornal Expresso por Rui Moreira. O presidente da Câmara de Lamego e o seu antecessor estão de acordo

Câmara de Lamego

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, prefere que Lamego seja a sede de um possível governo regional do Norte.

A revelação foi feita em entrevista ao jornal Expresso esta sexta-feira (10 de setembro).

Questionado sobre a regionalização, Rui Moreira respondeu que, caso seja uma realidade, a liderança da região Norte “não deve ser exercida por um político do Porto”.

“O portocentrismo poderá matar o sucesso da regionalização a Norte. E até defendo mais: que a sede não deve ser no Porto, mas em Lamego”, resumiu.

A ideia agrada a dois dos principais candidatos à autarquia lamecense nestas autárquicas. O presidente da Câmara e recandidato ao cargo pelo PS, Ângelo Moura, diz que vê “com bons olhos” a ideia de Rui Moreira.

“Lamego é a centralidade do Douro e do Norte do país. Para nós é um orgulho, sendo certo que precisamos todos de criar aqui uma união de esforços e uma opinião bem consolidada para que o processo de regionalização seja uma concretização”, afirmou o autarca.

Ângelo Moura defendeu que Lamego tem assumido “um papel de liderança regional no Douro e também, porque não, no Norte”. O presidente da Câmara também considerou que o primeiro passo para a concretização da regionalização passará pela “consolidação do objetivo” e defendeu que “as centralidades decorrerão depois de forma natural”.

A ideia também agrada ao atual candidato da coligação PSD-CDS e antigo autarca Francisco Lopes. O antecessor de Ângelo Moura na liderança da Câmara de Lamego elogia a proposta de Rui Moreira, que vê como “um grande regionalista”. “Com esta posição, ele entende que a região não gostaria de trocar o centralismo de Lisboa pelo centralismo do Porto”, enfatiza.

Francisco Lopes recorda que, em Lamego, já foi lançada uma proposta para que sejam disponibilizadas “condições e instalações para que um grande organismo da administração central ou regional se instalasse em Lamego, seja um ministério, uma secretaria de Estado, uma direção regional, uma entidade reguladora ou uma agência governamental”.