Geral

21 de 01 de 2022, 15:43

Diário

Lamego: projeto promove integração de habitantes de bairro social

Projeto “CASA – Juntos Construímos a Nossa Casa” visa promover a integração social da comunidade do bairro da Quinta de Santo António

projeto casa lamego v1

A Câmara de Lamego, a Santa Casa da Misericórdia local e a Obra Kolping de Portugal lançaram recentemente o projeto “CASA – Juntos Construímos a Nossa Casa”, que visa promover a integração social da comunidade do bairro social da Quinta de Santo António e a intervenção naquela zona.

Os três eixos de intervenção são a nível social, ambiental e urbanístico no bairro. A iniciativa conta com um financiamento de 50 mil euros e envolve também a delegação de Lamego da Cruz Vermelha.

Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, justifica a existência do projeto como sendo um que pretende a “integração e melhor ligação dos habitantes do bloco com a restante comunidade”.

“O projeto prevê um conjunto de medidas quer de sensibilização quer de capacitação das pessoas que vivem no bairro habitacional, bem como melhorias na estrutura física do espaço e a criação e disponibilização de um espaço de apoio onde o próprio projeto vai estar instalado durante o período de execução e que depois poderá continuar a servir a comunidade que vive no bairro”, explica.

Francisco Lopes adianta ainda que este projeto é semelhante a outros que igualmente visaram a integração social dos moradores dos bairros sociais.

As ações incidiram sobretudo sobre pessoas da etnia cigana que, diz o autarca, “passaram por medidas de formação em economia doméstica e outras, bem como de integração através de uma pessoa que ajudou a fazer a ligação da comunidade, nomeadamente das crianças e jovens em idade escolar”.

“O processo tem corrido bem das experiências que já fizemos. Por isso, estamos convictos que este projeto poderá alavancar uma melhor integração social destas pessoas e a eliminação de algum estigma a que, normalmente, a vida num bairro social está ligada e que não tem razão nenhuma de ser”, acrescenta.

O presidente da autarquia de Lamego lembra também que grande parte dos bairros sociais do concelho “foram extintos” enquanto tal e que as casas “foram vendidas aos seus proprietários, que têm hoje uma vida completamente normal sem qualquer dependência do Município ou de outra instituição pública”.

“E é esse o objetivo que nos move, de dar uma total normalidade às pessoas que habitam nestes espaços”, conclui o autarca.

O projeto “CASA” foi um dos 246 aprovados em 774 candidaturas recebidas pelo programa Bairros Saudáveis.