Geral

08 de 09 de 2021, 09:34

Diário

Há novos autocarros a circular em Lamego

Crianças do concelho vão poder deslocar-se de autocarro em circuitos especiais. Habitantes do concelho vão continuar a pagar o mesmo tarifário

autocarro lamego

O concelho de Lamego tem um novo operador de transportes públicos. A concessão foi atribuída à empresa Rodonorte, após um concurso público internacional lançado pela Câmara.

O novo serviço entrou em funcionamento no passado sábado (4 de setembro). O presidente da autarquia, Ângelo Moura, garante que o novo operador vai melhorar a qualidade do serviço de transporte em Lamego, falando de “um passo de gigante”.

Em declarações ao Jornal do Centro, o também recandidato ao cargo pelo PS sublinha que o serviço é feito com “um investimento colossal, procurando reforçar o serviço prestado às populações quer na qualidade quer na adaptação dos horários”.

O autarca reconhece ainda que o serviço arrancou “com alguns constrangimentos e problemas iniciais que são naturais, mas que o município está a resolver pontualmente”. Ao todo, Lamego tem oito linhas municipais e seis circuitos do sistema de transportes públicos, além de linhas intermunicipais.

Também em Lamego, os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo deixarão de andar nos transportes públicos com os restantes passageiros.

Ângelo Moura explica que as crianças passarão a deslocar-se através de “circuitos especiais unicamente direcionados para esta população escolar, com todas as condições de segurança”.

“Entendo que esta é uma melhoria de qualidade da vida para as populações. Também ficaram alguns circuitos que são servidos entre municípios como Resende, Tarouca e Castro Daire”, afirma.

O presidente da Câmara acrescenta que, com mais serviços, os custos dos autocarros aumentaram para o município, mas garante também que os habitantes do concelho vão continuar a pagar o mesmo tarifário.

A concessão vai prolongar-se por três anos.