Geral

28 de 01 de 2022, 10:26

Diário

Legislativas: IL quer novo modelo para as portagens

Liberais propõem participação das autarquias e empresas na discussão da proposta e criticam o elevado custo da cobrança em autoestradas como a A25

Sérgio Figueiredo Iniciativa Liberal

Fotógrafo: Igor Ferreira

Na reta final da campanha para as legislativas, a candidatura do Iniciativa Liberal de Viseu defende a criação de um novo modelo de portagens que beneficie tanto os utentes das autoestradas como as empresas da região.

O cabeça de lista do IL, Sérgio Figueiredo, critica o elevado custo das portagens na A25 e diz que o poder local devia ser chamado a participar na criação do novo modelo.

“Queremos incluir nesta discussão as autarquias e as empresas para encontrar um modelo de portagem que seja útil tanto para as empresas como para as populações, sabendo nós que não existem autoestradas grátis. Existem autoestradas pagas pelos impostos das pessoas”, diz.

O liberal considera que o novo modelo proposto pelo partido tem de tornar o “custo mais ajustado à realidade e mais justo para as pessoas e as empresas”.

Também na mobilidade, os liberais dizem “não ser compreensível” como é que a obra do IC12 não foi concluída.

A estrada, que ligaria Mangualde e Canas de Senhorim, não consta nos próximos investimentos rodoviários da tutela previstos para a região de Viseu. A via de 18 quilómetros já é reivindicada há mais de 20 anos.

Sérgio Figueiredo lamenta que o projeto já se arraste “há tantos anos” e lembra que em causa são “pequenos quilómetros que faltam para a conclusão da estrada que ligaria a zona sul do distrito de Viseu, como Santa Comba Dão e Carregal do Sal, e teria também importância para Tondela, que precisa de uma ligação à A25 e à fronteira com Espanha”.

Já durante a campanha, os liberais tinham reivindicado melhores acessibilidades na região de Viseu, considerando que a falta de acessos representava “um dos entraves ao desenvolvimento do território”.

A campanha eleitoral para as eleições legislativas de 30 de janeiro termina já esta sexta-feira (28 de janeiro).