Geral

16 de 09 de 2021, 09:00

Diário

Livro compila ideias sobre a doença do Alzheimer e as doenças

E-book foi apresentado pelo Centro de Apoio Alzheimer de Viseu após a realização de um seminário

Idosos

Fotógrafo: Igor Ferreira

Já está disponível um livro eletrónico (e-book) com as principais conclusões de um seminário organizado pelo Centro de Apoio Alzheimer de Viseu sobre demências.

O livro foi apresentado esta quarta-feira (15 de setembro) numa sessão online no âmbito das comemorações do Mês Mundial do Alzheimer.

O presidente das Obras Sociais de Viseu, José Carreira, diz em declarações ao Jornal do Centro que este livro é um importante contributo para se perceber e lidar com a demência.

“Este livro resulta de um trabalho que tem vindo a ser feito desde 2015, quando se realizou em Viseu o primeiro Seminário Internacional de Alzheimer e Outras Demências que, no ano passado, foi realizado online fruto da pandemia”, afirma.

José Carreira acrescenta que, “tendo em conta a qualidade das pessoas que participaram no seminário e das diversas áreas que tocam enquanto especialistas e o facto de muitas pessoas não terem conseguido assistir ao seminário”, foi decidido elaborar o e-book juntando algumas das apresentações feitas pelos oradores e pô-lo de forma gratuita para a comunidade.

A Câmara de Viseu e as Obras Sociais estão a organizar este mês um programa dedicado à doença do Alzheimer. José Carreira garante que as atividades estão a ter a participação de muitas pessoas.

“Temos este mês mais de 30 atividades que pretendem sensibilizar as pessoas para a demência, combater o estigma na comunidade e alertar para a importância de se conhecerem os sinais de alerta para podermos ter diagnósticos atempadas e decisões preparadas. Temos tido bastantes pessoas a aderir às iniciativas que vão desde exposições a conferências e apresentações de livros e esperamos que as pessoas continuem a aderir”, conclui.

O Mês Mundial do Alzheimer é assinalado em setembro, com a realização de uma campanha internacional de sensibilização para a demência e combate ao estigma com o tema “Conhecer a demência, Conhecer a Doença de Alzheimer”.