Geral

08 de 12 de 2022, 18:56

Diário

Luzes de Natal já brilham em Viseu

Dezenas de pessoas, mesmo com a chuva a ameaçar, não deixaram de estar presentes na cerimónia que simbolicamente deu o “pontapé de saída” para um conjunto de atividades que vão decorrer até 6 de janeiro

Luzes de Natal Rossio 2022 com fernando ruas

Fotógrafo: Igor Ferreira

Veja a fotogaleria no Instagram do Jornal do Centro

A contagem foi decrescente e no zero fez-se luz no Rossio, em Viseu, e nas ruas adjacentes ao centro da cidade. A época natalícia começou. As luzes acenderam-se e os mercados de Natal deixaram no ar os cheiros que caracterizam esta altura do ano. Dezenas de pessoas, mesmo com a chuva a ameaçar, não deixaram de estar presentes na cerimónia que simbolicamente deu o “pontapé de saída” para um conjunto de atividades que vão decorrer até 6 de janeiro de 2023.

“Nós gostamos muito do Natal, mas temos de condicionar a nossa atividade àquilo que é a realidade com que vivemos. Eu também gostava que o Natal tivesse início no dia 1 de janeiro e fim a 31 de dezembro”, explicou o presidente da Câmara, justificando assim o facto das atividades terem iniciado mais tarde do que acontecia em anos anteriores. A poupança energética está na base desta decisão.

É por isso que, segundo Fernando Ruas, decidiu-se “iniciar-se a época natalícia numa data canónica – Padroeira de Portugal – e terminar no Dia de Reis, não privando os viseenses de uma quadra que está no coração, mas adequada à nossa realidade”.

E agora que as decorações já brilham, há muito para ver e experienciar nos próximos dias.

Uma míni Aldeia Natal, no centro histórico de Viseu, onde nevará três vezes por dia, é uma das novidades das festas natalícias deste ano na cidade. O Pai Natal chega a 10 de dezembro e com ele os duendes. Isto acontece na Rua Direita para o comércio de rua e tradicional ser mais atrativo e incentivar as compras naquelas lojas.

Também na Rua Direita vão estar 10 novos espaços, em lojas atualmente desocupadas, que terão inquilinos provisórios, como artistas plásticos, espaços para ‘workshops’ e artesanato.
Além das ruas iluminadas no centro da cidade, o Rossio tem também uma “bola gigante de luz” que representa o planeta terra.
“Um mundo de luz à sua espera” é o slogan deste ano da autarquia para as festividades.

A iluminação estará ligada entre as 17h30 e as 23h30, “cumprindo rigorosamente as orientações de seis horas por dias” e as lâmpadas usadas “são de baixo consumo de energia, as LED, para promover essa consciência também”, lembrou Fernando Ruas.

“Este ano, na iluminação, com mais luzes e nas mesmas ruas vamos gastar 90 mil euros e em 2021 gastámos 92 mil euros. Ao todo, na programação de Natal, são 206 mil euros, ou seja, conseguimos baixar o orçamento em 60 mil, tendo em conta que no ano passado foram 266 mil euros”, tinha já revelado a vereadora Leonor Barata.

Este ano, o município terá um concerto da Natal único, de grande escala, que vai juntar em palco 183 coralistas juvenis e 159 adultos, com a particularidade de juntar várias instituições do território num único concerto que conta com 55 instrumentos musicais.
Viseu vai também acolher “um espetáculo do Panda e dos Caricas.
À semelhança de anos anteriores, Viseu conta ainda com a rota dos presépios pelas freguesias, o Concerto de Ano Novo e haverá também o concurso de montras com prémios para as três melhores e ainda cinco menções honrosas.


Pedro Alves anunciou que a festa se inicia 22:30 com Mundo Segundo, até à meia-noite para o fogo-de-artifício, segue-se a atuação de Richie Campbell e a noite termina com o dj Victor Pirez, num espaço em que “a restauração marcará presença”.