Geral

10 de 10 de 2022, 16:20

Diário

Maçã Bravo de Esmolfe à distância de um clique

Foi lançado esta segunda-feira o portal Dr. Bravo, que quer encurtar a "distância" entre os consumidores e os produtores da maçã produzida em Penalva do Castelo

maçã bravo de esmolfe 34

Fotógrafo: D.R./Câmara de Penalva do Castelo

A maçã Bravo de Esmolfe, produzida no concelho de Penalva do Castelo, tem uma nova plataforma de venda online.

O Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT) lançou esta segunda-feira a plataforma Dr. Bravo, uma nova ferramenta digital que “visa encurtar a distância entre os consumidores e os produtores de maçã Bravo de Esmolfe”. “A iniciativa pretende reduzir a cadeia de comercialização do produto e valorizar os produtores”, realça o organismo.

Em comunicado, a entidade refere que, além da função comercial, o novo portal – que pode ser acedido em drbravo.pt – pretende ainda dar a conhecer as características medicinais da maçã, que “ajuda a diminuir os fatores de risco diretamente relacionados com doenças cardiovasculares, diabetes e cancro”.

O presidente do CEIT, Cristóvão Monteiro, diz que foi dado “mais um passo importante em prol da promoção e valorização da maçã Bravo de Esmolfe” numa altura em que os produtores são confrontados com quebras na produção devido à seca e ao tempo e também com a inflação, lembra o responsável.

“Este ano as encomendas estão a funcionar através de um sistema de reserva disponível no website, no entanto, já decorrem estudos e projetos piloto que visam investigar modelos de transporte para que a maçã possa seguir diretamente do pomar para casa do consumidor”, explica o CEIT.

Mas as novidades não vão ficar por aqui porque, nos próximos meses, serão também disponibilizadas experiências turísticas e ainda “um conjunto de subprodutos derivados” da maçã Bravo de Esmolfe.

Penalva do Castelo tem duas dezenas de produtores de maçã Bravo de Esmolfe, cuja Feira decorreu ontem (domingo, dia 9).