Geral

23 de 09 de 2022, 10:58

Diário

Mais de 100 consumidores querem produzir eletricidade em Mangualde

Candidaturas às comunidades de energia renovável continuam abertas. Objetivo é promover a produção própria de eletricidade no concelho

mangualde

Mais de uma centena de consumidores já manifestaram interesse em aderir às comunidades de energia renovável (CER) que a Câmara de Mangualde quer implementar no concelho.

As inscrições continuam abertas até 30 de setembro, anunciou o município. Os projetos permitem que as empresas e a população produzam e partilhem a sua própria energia, aproveitando as centrais fotovoltaicas que vão ser instaladas no centro urbano da cidade e em Tibaldinho.

O objetivo do projeto que já arrancou no último verão é promover a produção local de eletricidade “através da criação de uma comunidade de energia renovável que produz a sua própria eletricidade verde, limpa e descarbonizada”, promovendo boas práticas energéticas junto da comunidade local. As CER foram apresentadas em julho em Tibaldinho e em agosto no centro de Mangualde.

Estas comunidades, frisa o município, são destinadas a “cidadãos titulares de um contrato de eletricidade e cujo local de consumo esteja nas proximidades” das centrais instaladas em Mangualde e no Centro Cultural, Social e Desportivo de Tibaldinho “até ser atingido, por ordem de adesão, o limite de produção da central”.

Os aderentes podem beneficiar da energia produzida pelos painéis solares durante mais de 20 anos sendo que, para cada casa ou empresa, é determinada a potência mais indicada para maximizar a poupança em função do consumo. Essa poupança pode atingir os 20 a 30 por cento na fatura mensal, refere a Câmara.

Entre os principais benefícios, a autarquia realça também o combate à pobreza energética, a redução de emissões de CO2 (dióxido de carbono) e o contributo para o aumento dos níveis de conforto térmico através do acesso a eletricidade mais barata.

Segundo a autarquia, as manifestações de interesse em participar nestas comunidades devem ser entregues até à próxima sexta-feira presencialmente no Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde ou através dos e-mails cermangualde@cmmangualde.pt para o CER Centro Urbano de Mangualde ou certibaldinho@cmmangualde.pt para o CER Tibaldinho.

Os interessados devem anexar a fatura de eletricidade do último mês “para que se possa aferir a necessidade energética e fazer uma estimativa de redução de custos”. Os formulários estão disponíveis no site do município e na receção dos Paços do Concelho.

O que são as comunidades de energia renovável?
De acordo com a Direção Geral da Energia e Geologia (DGEG), as comunidades de energias renováveis são “iniciativas de base comunitária” e “uma emergência”, tendo em conta que “refletem uma flexibilização no recurso a fontes de energia renovável”.

“Resultam em compromissos coletivos segundo um modelo de gestão, face a oportunidades e desafios oferecidos pelo contexto em que se inserem, e que se colocam a nível social, ambiental e económico na produção e uso local/regional de energia”, esclarece.

A CER “permite que o auto consumidor, além de produzir e consumir, também possa ter atividades de partilha, armazenamento e de venda da energia excedente”, isto, num regime em que “uma ou mais unidades de produção de energia renovável (UPAC) podem estar ligadas a um ou mais pontos de consumo”, sublinha a DGEG.

Os destinatários são os consumidores individuais e também os grupos de consumidores, desde que organizados coletivamente ou em comunidades de energia, incluindo condomínios, áreas urbanas, bairros, parques empresariais, unidades agrícolas, unidades industriais, freguesias, e municípios, cujas infraestruturas estejam numa relação de vizinhança e proximidade do projeto de energia.