A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Câmara de Tondela comparticipou este ano a esterilização de 211 animais de companhia, uma medida que foi implementada no âmbito da campanha “Esterilizar também é cuidar”. A autarquia diz que esta iniciativa “voltou a ser um sucesso”.
Com a ajuda financeira do município, foram esterilizados 121 gatos (76 fêmeas e 45 machos) e 90 cães (54 fêmeas e 36 machos). O valor gasto rondou no total os 16825 euros, após o encerramento da campanha.
A esterilização ou castração dos animais de companhia, sob a forma de reembolso, foi apoiada pela autarquia de Tondela no valor de 125 euros para as cadelas, 70 euros para os cães, 80 euros para as gatas e 35 euros para os gatos.
“Este apoio, que só abrange os habitantes do concelho, foi limitado a dois patudos por cada agregado familiar”, salientou o município.
A autarquia diz que visou “incentivar e sensibilizar a população do concelho para o ato da esterilização, um procedimento que ajuda a evitar o sobrepovoamento, a controlar o aumento das ninhadas indesejáveis e a diminuir o abandono e o número de animais errantes” e ainda dinamizar as clínicas veterinárias do concelho.
A campanha “Esterilizar também é cuidar” arrancou em 2021, ano em que foram esterilizados 139 animais. Em 2022, foram tratados 223.