joana gomes martins
IP3 santa comba dão
gnr_isolamento_idosos_-10
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Diário » Mais de 200 jovens e adultos de Viseu e Mangualde foram crismados

Mais de 200 jovens e adultos de Viseu e Mangualde foram crismados

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
11.06.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
11.06.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mais de 200 jovens e adultos de Viseu e Mangualde foram crismados

Cerca de 230 jovens e adultos receberam este fim de semana o sacramento do crisma. Durante dois dias (8 e 9 de junho), o bispo de Viseu, D. António Luciano, administrou o sacramento às mais de duas centenas de fiéis de Viseu e Mangualde. Participaram ainda na cerimónia os respetivos padres das paróquias e outros sacerdotes.

A celebração na Paróquia de Coração de Jesus, em Viseu, decorreu no sábado, com a presença de 90 crismandos, a maioria da própria paróquia, mas também alguns vindos das paróquias de Calde, Pindelo dos Milagres, São Salvador, Viso, Rio de Loba e da Pastoral Universitária.

No domingo, a celebração na Igreja Paroquial de Mangualde foi preparada para acolher os crismandos de todo o concelho. Foram crismados 136 jovens e alguns adultos das Paróquias de Mangualde, Abrunhosa-a-Velha, Alcafache, Chãs de Tavares, Cunha Baixa, Espinho, Fornos de Maceira Dão, Lobelhe do Mato, Mesquitela, Moimenta de Maceira Dão, Quintela de Azurara, Travanca de Tavares e Várzea de Tavares.

A todos os crismandos, D. António Luciano pediu, durante a homilia, para que assumam a sua missão na Igreja. “Sejam o fermento para termos uma Igreja renovada. Quem nos guia é o Espírito Santo. Que Ele vos ilumine, vos fortaleça e que esta experiência de Fé que estamos a viver seja um verdadeiro Pentecostes”, apelou.

O Prelado pediu ainda aos jovens que contribuam para um futuro melhor, com uma participação ativa na sociedade e na vida eclesial. “A Igreja e o mundo precisam muito da vossa juventude com a diversidade de dons, para se renovar e aparecer no mundo como sinal de esperança”, reforçou, apelando a que todos sejam “surfistas do amor, construtores de uma nova humanidade pelo caminho da oração e da esperança, numa Igreja mais viva e participada pelos jovens”.

Nas celebrações, o Bispo felicitou os crismados, pais, padrinhos, catequistas, párocos, paróquias e as assembleias presentes, a quem desejou as maiores felicidades, pedindo-lhes que sejam fiéis ao compromisso assumido, deixando-se conduzir pelo Espírito Santo.

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar