Geral

21 de 10 de 2021, 16:51

Diário

Mais de 290 vagas disponíveis no Politécnico de Viseu para a terceira fase

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu é a que tem mais vagas por preencher. Candidaturas podem ser feitas entre hoje e a próxima segunda-feira

ipv

Mais de 295 vagas estão ainda por preencher no Instituto Politécnico de Viseu (IPV) para a terceira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que arranca esta quinta-feira (21 de outubro).

Do total das vagas disponíveis, 64 são autónomas. Segundo o edital da Direção-Geral do Ensino Superior, há 231 vagas ordinárias por preencher no total das cinco escolas do Politécnico de Viseu.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu é a escola que tem mais vagas. São 110 os alunos que ainda podem entrar na terceira fase de acesso.

Seis cursos – os de Gestão Industrial, Tecnologia e Design de Mobiliário, Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Mecânica – têm 15 vagas.

Já o curso de Gestão de Empresas no regime pós-laboral tem 13 vagas, enquanto Turismo tem três e Marketing dois. A Contabilidade e a Gestão de Empresas no seu regime normal têm uma vaga cada.

A Escola Superior Agrária de Viseu tem 49 vagas para a terceira fase: 22 na Engenharia Alimentar, 17 na Engenharia Agronómica e 10 na Engenharia Zootécnica.

A Escola Superior de Educação tem 40 alunos por colocar: 20 no curso de Artes da Performance Cultural, 15 na Educação Básica, dois nas licenciaturas de Comunicação Social e Desporto e Atividade Física, e um em Publicidade e Relações Públicas.

A Escola de Tecnologia e Gestão de Lamego tem 29 vagas: dez em Engenharia Informática e Telecomunicações e Gestão e Informática, cinco na Gestão Turística, Cultural e Patrimonial, duas no Serviço Social e uma no Serviço Social em regime pós-laboral e no Secretariado de Administração.

A escola que menos alunos vai colocar na terceira fase é a Superior de Saúde: só há três vagas por preencher no curso de Enfermagem.


Mais de 60 vagas autónomas para alunos que estudaram no estrangeiro

A somar às vagas normais, há ainda 64 vagas autónomas por preencher no IPV. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu tem 28, enquanto a Escola Superior de Educação tem 14.

Já a Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego possui 13 vagas autónomas, a Superior Agrária 6 e a Superior de Saúde três.

As vagas autónomas são destinadas a dar respostas a casos como os estudantes que estudaram no estrangeiro.

Em todo o país, mais de três mil vagas estão disponíveis. A maioria dos lugares ainda abertos são em cursos no interior do país e em institutos politécnicos.

Os alunos têm até à próxima segunda-feira (dia 25) para se candidatarem. Os resultados serão conhecidos a 29 de outubro.

Na segunda fase de acesso, 258 alunos foram colocados no IPV.