Geral

05 de 11 de 2021, 15:21

Diário

Mais de 300 crianças em isolamento após casos Covid em escola de Carregal do Sal

Duas cozinheiras da Escola Nuno Álvares testaram positivo ao coronavírus. Estabelecimento está encerrado preventivamente até quarta-feira

escola nuno álvares carregal do sal

Os dois casos de infeção por Covid-19 detetados na Escola Básica Nuno Álvares, em Carregal do Sal, pertencem a duas cozinheiras que testaram positivo ao novo coronavírus.

A situação levou ao encerramento da escola que é frequentada por mais de 300 crianças do jardim de infância ao quarto ano de escolaridade.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Isabel Azevedo, diz que o encerramento foi decidido preventivamente para evitar mais contágios. A escola vai manter-se encerrada até quarta-feira (10 de novembro).

“São cerca de 330 crianças que devem permanecer em isolamento profilático nas suas casas até fazerem os testes PCR que vão ocorrer nos próximos dez dias”, acrescenta Isabel Azevedo.

Segundo a autarca, os professores e os funcionários não-docentes da escola estão vacinados e sob vigilância e deverão também fazer testes de despiste à Covid-19. “Se o teste for negativo, eles vão manter-se durante dez dias em vigilância passiva”, diz.

Nesta altura, o concelho de Carregal do Sal tem 13 casos ativos de infeção por Covid-19. Isabel Azevedo reconhece que o município tem “alguma preocupação” com esta situação e diz que “estes casos que agora se registaram continuam a merecer” a atenção do executivo.

Entretanto, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara, Paulo Catalino, refere que, apesar dos alunos não irem à escola desde quinta-feira (dia 4), “os docentes e não docentes estão a trabalhar e há também uma turma que está a ter aulas, uma vez que não teve contacto” com as funcionárias.

“É uma turma do segundo ano que estava em casa, devido a um caso positivo na turma. E, como estavam em isolamento, acabaram por não ter contacto agora com estas duas assistentes operacionais”, explicou.

Segundo Paulo Catalino, as crianças do primeiro ciclo e do pré-escolar que frequentam a Escola Básica Nuno Álvares irão “fazer testes na segunda e na terça-feira e se houver turmas sem qualquer caso positivo regressam à escola”.

“Uma outra gestão que tivemos de fazer foi a das refeições, uma vez que é dali, daquele centro educativo, que saem as refeições para todo o Agrupamento de Carregal do Sal e ainda para uma de Cabanas de Viriato”, contou.

Assim, “entre ontem e hoje, foi reorganizada toda uma logística da cozinha para poder fazer chegar as refeições a todos os alunos que beneficiam delas” no concelho.

“Também articulámos com os presidentes das juntas de freguesia para disponibilizarem espaços para dar apoio às famílias que estão em vigilância passiva de forma a ajudar os pais que trabalham”, continuou.

Desde o início da pandemia, o concelho já registou pelo menos 682 infetados, 652 recuperados e 20 óbitos de acordo com os últimos números da Câmara.