Geral

06 de 12 de 2021, 18:49

Diário

Mais de dez concelhos da região cancelam festejos de Natal devido à Covid-19

Há pelo menos 14 concelhos da região que estão a reajustar e a cancelar iniciativas da programação prevista para a época natalícia para evitar o aparecimento de novos contágios

mercado 4 de maio iluminação natal arquivo genérico

Fotógrafo: Arquivo Jornal do Centro

Há pelo menos 14 concelhos da região de Viseu que estão a reajustar e a cancelar iniciativas da programação prevista para a época natalícia devido ao aumento de casos de Covid-19. São eles Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sátão, Tarouca, Tondela e Viseu. Já os concelhos de Vila Nova de Paiva e Tabuaço vão manter as iniciativas.

Começando pela capital de distrito, o aumento do número de contágios levou ao cancelamento do “VISEU XMAS RUN”, além de que “as iniciativas e atividades no âmbito da programação do VISEU NATAL poderão sofrer ajustes ou, quando assim for necessário, cancelamentos”, sublinhou a autarquia viseense. Segundo o município, só estão a decorrer iniciativas que não criem riscos, nem aglomerações. A realização da Passagem de Ano ainda está em análise.

A norte do distrito, o município de Armamar decidiu cancelar todos os eventos que estavam previstos “porque os números estão a aumentar e é uma questão de cautela”, justificou a autarquia, adiantando que já adquiriu 1.500 testes pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) para “enfrentar o aumento de casos”.

No concelho vizinho, o município de Lamego decidiu manter o tradicional Mercado de Natal, na Avenida Dr. Alfredo de Sousa, apesar de já ter cancelado diversos eventos “que previam aglomerações de pessoas”. “É o caso, por exemplo, dos habituais almoços de Natal dos funcionários ou dos convívios com os filhos dos funcionários”, exemplificou a autarquia, recomendando também “a suspensão e reagendamento de eventos com público em recinto fechado promovidos, apoiados ou licenciados pelo município de Lamego”.

Também Carregal do Sal, um dos concelhos que está a ser mais pressionado pela pandemia nesta vaga, já cancelou todos os festejos de Natal e de Ano Novo. Neste momento, tem 135 casos ativos de Covid-19.

Castro Daire resolveu reajustar a programação para o Natal e não avançar com a tradicional festa de Natal “que costumava juntas todas as crianças do pré-escolar e 1.º Ciclo do ensino básico”, recorda a autarquia.

Como solução, o município “irá distribuir uma pequena lembrança, apenas por sala de aulas”. Já as iniciativas “Chegada do Pai Natal” e a “Christmas Run” e os concertos de Natal pelas Bandas Filarmónicas locais foram suspensos. “No que respeita à passagem de Ano não estão previstas nenhumas iniciativas com organização ou apoio do Município”, acrescentou.

A norte do distrito, o município de Cinfães também já cancelou todas as atividades comemorativas do Natal e Ano Novo e, consoante a evolução da pandemia no concelho, atuará de acordo com as normas da Autoridade de Saúde local.

Em Oliveira de Frades, algumas das atividades de Natal também foram suspensas e as que estão previstas serão ao ar livre, não implicando aglomerações de pessoas”, adiantou o município. “Foram, ainda, canceladas as atividades previstas para a passagem de ano”, completou, garantindo que “iremos acompanhar a evolução epidemiológica no concelho e particularmente nas IPSS, atuando caso seja necessário”.

Em Penalva do Castelo, “já não era habitual haver festejos de passagem de ano”, mas “cancelámos o jantar de Natal de funcionários e também o evento “Penalva Vila Natal”. À semelhança de outros concelhos, a autarquia assegurou que irá agir consoante as normas da Direção-Geral de Saúde.

Em São João da Pesqueira cancelaram-se alguns eventos, mas “os que se podem fazer com segurança” vão ser para manter. Exemplo disso é a iniciativa “Mundo Mágico do Natal” que irá continuar.

Em São Pedro do Sul, vai realizar-se um Mercado de Natal, nas instalações do Mercado Municipal, entre 18 e 24 de dezembro. Além disso, está ainda prevista a realização da Corrida de S. Silvestre a 26 de dezembro. De resto, o município suspendeu os restantes eventos que estavam previstos.

Em Sá!tão, o presidente da Câmara, Alexandre Vaz, disse que “os festejos de Natal, a Seia de Natal e até o Mercado de Natal foi tudo cancelado” devido à Covid-19. “Se continuar assim vamos proceder a uma nova testagem. Já fizemos isso e se continuar a aumentar provavelmente ainda este mês começaremos com a testagem a todos que quiserem”, avisou.
Em Santa Comba Dão, o cenário é semelhante e “todas as atividades da responsabilidade do município foram canceladas”, lançou a autarquia.

No concelho de Tarouca, todas as atividades natalícias foram canceladas, uma vez que o país “encontra-se em estado de calamidade e está ativo o plano de emergência municipal”, justificou o município.

Mais a sul do distrito, em Tondela vão ainda existir algumas celebrações de Natal. “Contudo, serão sempre contidas, respeitando as normas impostas no combate à pandemia. Não haverá celebrações de passagem de ano”, revelou a autarquia, sendo que também vai ser ativado um centro de vacinação, a funcionar aos fins de semana.

Em Tabuaço, os eventos vão manter-se e “não há iniciativas canceladas”. Ainda assim, “serão ajustados à evolução da pandemia e às medidas da Direção-Geral de Saúde (DGS)”.

O mesmo acontece em Vila Nova de Paiva que irá “manter todas as celebrações de Natal e Ano Novo, que incluem um cartaz de programação cultural que iniciou em novembro e prologar-se-á pelo mês de dezembro”, frisou a autarquia. E recordou que “o programa cultural arrancou com Nilton e Blind Zero, em novembro e continuará em dezembro com artistas como Fábia Rebordão, Miguel Araújo, Avô Cantigas, St. Dominic´s Gospel Choir e Rita Guerra a encerrar”.

Desde o início da pandemia, a região de Viseu já reportou mais de 35 mil casos de Covid-19.