Geral

25 de 11 de 2021, 10:45

Diário

Mais de dois milhões para requalificar Centro de Apoio a Deficientes

Repto foi lançado na cerimónia comemorativa dos 20 anos da valência social em Viseu. Presidente da União das Misericórdias espera que candidatura seja aprovada

centro apoio santo estêvão cerimonia

O Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão, em Viseu, assinalou os seus 20 anos com pedidos para requalificar o edifício.

Na cerimónia realizada quarta-feira (24 de novembro), o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, espera que a candidatura aos fundos para avançar com a requalificação seja aprovada “para melhorar este edifício que tem 20 anos”. O projeto está orçado em mais de 2 milhões de euros.

“Todos os dias as coisas melhoram e nós gostaríamos de fazer aqui uma profunda intervenção para tornar o trabalho mais simples e a comunidade de utentes maior”, resumiu.

Na sessão também esteve o bispo de Viseu, D. António Luciano, que também reclamou ajudas para o Centro de Apoio.

“Aqui houve um sonho, esforços e lutas ao longo destes 20 anos. Oxalá que venham ajudas porque, depois de 20 anos de vida, todos nós já fizemos mais alguma coisa. Aqui vão ser precisas muitas coisas”, acrescentou.

O prelado também se dirigiu aos funcionários da valência, que foram homenageados na cerimónia. “Não desanimeis. Vós sois a prova e o exemplo da resiliência. Espero também que o programa da resiliência (PRR) também possa dar alguma ajuda”, disse.

Já o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, destacou o trabalho do setor social no concelho e garantiu que Viseu é uma cidade inclusiva.

“Nós damos uma resposta efetiva em equipamentos nas várias áreas de deficiência aos cidadãos que têm a particularidade de serem diferentes. Esta resposta é a todos os níveis com equipamentos de qualidade, bem dirigidos e que fazem o seu trabalho de uma forma abnegada e extremamente eficaz”, referiu.

O Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão conta agora com 72 utentes, sobretudo pessoas com deficiência profunda.