Geral

10 de 07 de 2024, 10:28

Diário

Mais de uma centena de militares em Viseu para as Jornadas de Infantaria

Regimento de Infantaria 14 recebe esta semana as Jornadas de Infantaria 24, que culminam com um seminário esta sexta-feira

O Regimento de Infantaria 14 (RI14), em Viseu, recebe esta semana as Jornadas de Infantaria 24. O evento, que também decorre no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, é promovido pela Arma de Infantaria do Exército.

As Jornadas vão culminar esta sexta-feira (12 de julho) com um seminário que irá refletir sobre temas relacionados com a infantaria, depois de vários meses de análise e troca de novas ideias e experiências relacionadas com as áreas de tática, das informações, da engenharia de combate e do ensino e formação.

Segundo o quartel, as jornadas pretendem “fomentar a coesão e a camaradagem entre os Infantes, mas principalmente a reflexão e discussão sobre desafios que são colocados atualmente às Unidades de Infantaria”.

O seminário, que conta com a intervenção de palestrantes nacionais e estrangeiros, vai acolher cerca de 110 participantes vindos de várias unidades militares de todo o país, de Espanha e de organizações internacionais a que Portugal pertence.

“No contexto estratégico atual, com alterações rápidas e significativas nos sistemas, métodos e tecnologias associados ao combate militar, estas iniciativas são importantes no sentido de garantir uma permanente atualização e preparação dos quadros e também assim contribuir para um Exército credível, moderno, de elevada prontidão e competência”, explica o RI14 em comunicado.

O regimento também vai assinalar o Dia dos Viriatos, que marca a mudança para o atual quartel em Repeses, este sábado (dia 13) com atividades de carácter militar, religioso e cultural.