Geral

18 de 08 de 2022, 17:32

Diário

Mais uma Igreja visitada pelos amigos do alheio em Vila Nova de Paiva

Padre diz que gatunos causaram muitos estragos

Igreja Paroquial de Vila Nova de Paiva

Fotógrafo: DR

Depois das Igrejas de Pendilhe e de Vila Cova à Coelheira, desta vez foi a Igreja Paroquial de Vila Nova de Paiva a ser assaltada. É o terceiro furto do género em espaços religiosos no concelho paivense nos últimos dois dias.

Tal como como aconteceu nos dois roubos anteriores, os gatunos não levaram nada da Igreja de Vila Nova de Paiva, porque não encontraram dinheiro, mas causaram “elevados estragos”, adiantou ao Jornal do Centro o padre José Justino Lopes, pároco local. O furto ocorreu na última noite.

“Eles arrombaram as portas e viraram tudo do avesso, andaram à procura do dinheiro, mas não encontraram nada”, disse o sacerdote, acrescentando que os larápios “abriram as gavetas, os armários da sacristia e do museu" para ver se encontravam alguma coisa de valor.

“Foi tudo arrombado. Mas não levaram nenhum dinheiro, ele tinha sido retirado no domingo”, explicou.

Segundo o sacerdote, os amigos do alheio causaram “muitos prejuízos”, as fechaduras ficaram “todas estragadas e as portas danificadas”. O padre José Justino Lopes não sabe é contabilizar o valor dos estragos.

O caso está a ser investigado pela GNR, que já esteve no local a recolher provas.

Na madrugada de ontem tinham sido visitadas pelos amigos do alheio as igrejas de Pendilhe e Vila Cova à Coelheira. Já na noite de domingo para segunda-feira os ladrões passaram pela Igreja Matriz de Castro Daire, de onde foi furtada a caixa de esmolas, que conteria 400 euros em dinheiro. Foram ainda furtados alguns objetos em ouro, entre eles um fio.

A GNR encontra-se a investigar estes casos e diz que ainda é cedo para adiantar se os roubos estarão relacionados entre si e se terão sido praticados pelo mesmo grupo.