Geral

10 de 12 de 2021, 15:00

Diário

Mangualde cancela festejos de Natal em espaços fechados devido à Covid-19

O concelho tem agora 85 casos ativos da doença

câmara de mangualde natal

Fotógrafo: D.R. / Câmara de Mangualde

A Câmara de Mangualde decidiu cancelar as iniciativas de Natal em espaços fechados em todas as freguesias do concelho. A medida é justificada pelo aumento do número de casos de Covid-19 no concelho que, nas últimas duas semanas, reportou 94 contágios. A taxa de incidência é agora de 523 casos por 100 mil habitantes.

Em declarações ao Jornal do Centro, Marco Almeida, presidente da Câmara de Mangualde, adiantou que, em reunião entre a autarquia e os presidentes de junta, “foi decidido cancelar todas as iniciativas festivas em espaços fechados, uma vez que estamos com uma taxa de incidência com risco muito elevado”.

“A Câmara Municipal tinha algumas iniciativas agendadas, assim como as juntas e uniões de freguesia”, mas, segundo o autarca, “entendemos que será a melhor forma para puder dar uma resposta responsável, numa altura em que os números estão de novo a subir no nosso concelho”.

O município tem, pelo menos, 85 casos ativos, de acordo com o último balanço disponibilizado pela autarquia. Segundo o presidente da Câmara, “os casos estão espalhados na comunidade e temos duas turmas do pré-escolar em confinamento numa freguesia”.

Há pelo menos 14 concelhos da região de Viseu que estão a reajustar e a cancelar iniciativas da programação prevista para a época natalícia devido ao aumento de casos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, o concelho de Mangualde já registou 1.859 infeções pelo novo coronavírus.