Geral

23 de 01 de 2023, 16:35

Diário

Mangualde: Capela de São Sebastião foi restaurada

Igreja voltou a celebrar missas depois das obras de conservação e restauração orçadas em 70 mil euros

Capela de São Sebastião

Fotógrafo: Câmara de Mangualde

A Capela de São Sebastião, no concelho de Mangualde, foi reinaugurada no fim de semana após ter sofrido obras de conservação e restauro. A igreja localizada em Santiago de Cassurrães voltou a abrir as portas no sábado (21 de janeiro), Dia de São Sebastião.

O restauro representou um investimento de cerca de 70 mil euros e permitiu a preservação dos traços arquitetónicos do tempo religioso, que sofreu obras em várias partes.

A intervenção na capela do século XVIII "incidiu na recuperação das madeiras do teto e nas magníficas pinturas do estilo barroco que exibe", sublinhou fonte da Câmara de Mangualde. "Também o retábulo do altar-mor foi recuperado. A restante intervenção verificou-se ao nível das paredes, cobertura e pavimentos", acrescentou.

A cerimónia, que contou com uma “forte adesão da população da localidade”, teve início pelas 15h30 com uma missa. O momento contou com as presenças dos executivos da Câmara Municipal e da União das Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães.

Estiveram ainda presentes outros responsáveis da Paróquia de Santiago de Cassurrães, o responsável pela empresa de conservação e restauro, Arqueohoje, e outros intervenientes na gestão do processo.

“Estamos perante a recuperação e valorização de um bem que integra o património edificado de grande notabilidade do território. As obras permitiram a preservação dos traços arquitetónicos, mas também de toda a história cultural e religiosa da freguesia”, afirmou o presidente da Câmara, Marco Almeida.

A capela foi inicialmente construída em 1758.