Geral

15 de 09 de 2022, 14:23

Diário

Mangualde: Cerca de 400 famílias apoiadas pela Loja Social em dez anos

Das famílias atualmente apoiadas pela Loja Social, 40 são de nacionalidade brasileira, 10 da Ucrânia e cinco da Argentina

loja social mangualde

Fotógrafo: D.R./Câmara de Mangualde

A Loja Social de Mangualde já apoiou cerca de 400 famílias e um total de 1.200 pessoas no concelho, revelou a Câmara Municipal que assinalou ontem (14 de setembro) os 10 anos de atividade desta valência.

A loja social Mangualde Social Mais “tem vindo a assumir cada vez mais relevância para a comunidade, dando resposta às necessidades mais prementes dos cidadãos do concelho, especialmente dos mais vulneráveis”, recordou a autarquia.

Uma das respostas dos serviços municipais de Ação Social, a loja social visa “atenuar as situações de pobreza, exclusão social e criar redes de proximidade entre agentes públicos e privados”, promovendo desta forma a interajuda e encontrando soluções “para situações de carência diagnosticadas quer pelo Serviço de Ação Social e Saúde, quer pelos outros parceiros da Rede Social” do município.

Das famílias atualmente apoiadas pela Loja Social, 40 são de nacionalidade brasileira, 10 da Ucrânia e cinco da Argentina. Desde 2012, realçou a autarquia de Mangualde, o projeto tem desenvolvido “um importante trabalho junto da comunidade, também ao nível da recolha e entrega de mobiliário, entre outras situações”.

Os grandes objetivos da Loja Social são “promover a melhoria das condições de vida da população através da atribuição e distribuição de bens, potenciar o envolvimento da sociedade civil, empresas e de todos os cidadãos, contribuir para a melhoria das condições de vida do tecido populacional em situação de maior vulnerabilidade, promover novas parcerias aprofundando o trabalho em rede já existente e potenciar a integração social e a efetivação dos direitos à cidadania”.

O projeto tem mobilizado a comunidade de Mangualde “através da angariação de bens e do voluntariado” num trabalho em rede para proteger e melhorar a vida dos cidadãos mais vulneráveis que vivem no município.