Geral

20 de 05 de 2022, 09:48

Diário

Mangualde contribui para as exportações do setor automóvel, diz Governo

Secretário de Estado da Economia destacou papel da fileira automóvel do concelho em conferência onde se discutiram o setor e as suas qualificações em Mangualde

automotive project market mangualde

Fotógrafo: D.R./Câmara de Mangualde

Cerca de um terço das exportações de bens em Portugal vem da indústria automóvel e conta com o contributo de Mangualde. Quem o disse foi João Correia Neves, secretário de Estado da Economia, durante o evento “Automotive Project Market”, que decorreu esta semana no concelho.

A iniciativa decorreu quarta-feira (18 de maio), na Biblioteca Municipal, e juntou vários especialistas e entidades ligadas ao setor automóvel com conferências e debates sobre vários temas, incluindo o projeto DRIVES, que visa qualificar mão-de-obra para a indústria automóvel.

No evento, João Correia Neves realçou que o debate sobre as competências “é muito relevante para encontrar formas de acrescentar valor a este espaço de flexibilidade que nos caracteriza, e que nos pode colocar geograficamente no centro do processo de transformação”.

“Este projeto está bem enquadrado com aquilo que são os desafios que temos. É muito interessante, para mim, ver a participação e o fluxo que tem tido, porque é muito estimulante perceber que aqui podemos ter contributos muito decisivos para aquilo que é o processo de redefinição do nosso posicionamento e de construção de uma capacidade competitiva muito forte”, disse.

Já o presidente da Câmara, Marco Almeida, salientou a ligação de Mangualde à indústria automóvel, garantindo que o município quer estar “no epicentro da capacitação profissional e formação especializada para o setor”.

“Temos o cluster como a Stellantis, a Lear Corporation, a Faurecia, a Eberspächer, a Academia e o networking nacional e europeu do projeto Drives. Mangualde tem massa crítica necessária para ser uma referência nacional e internacional enquanto centro de excelência de formação profissional na indústria automóvel”, disse acrescentando que vê com bons olhos o futuro do setor em Mangualde.

Outra das figuras presentes no evento foi José Costa, presidente do Instituto Politécnico de Viseu, que salientou que o instituto vai iniciar atividades de ensino superior nos concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e São Pedro do Sul.

No evento “Automotive Project Market”, foram debatidos temas como as competências no setor automóvel e os projetos a nível europeu e nacional e apresentadas formações relacionadas com o projeto Drives.