Geral

30 de 09 de 2021, 09:33

Diário

Mangualde: Palácio dos Condes de Anadia e Igreja da Misericórdia unidas no turismo

Palácio e Santa Casa da Misericórdia assinaram protocolo com a Câmara Municipal para o desenvolvimento e promoção turística do concelho

protocolo turismo mangualde

A Câmara de Mangualde anunciou a assinatura recente de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia e o Palácio dos Condes de Anadia, com vista ao desenvolvimento e promoção turística do concelho.

O anúncio foi feito num comunicado enviado esta quinta-feira (30 de setembro) após conversações “ao longo dos últimos meses”.

Ao abrigo do acordo assinado, o Palácio dos Condes de Anadia passa a integrar nos seus roteiros turísticos a visita à Igreja da Misericórdia de Mangualde e à Ermida da Nossa Senhora do Castelo. As visitas serão acompanhadas por um guia turístico que o Palácio dos Condes de Anadia colocará à disposição dos turistas.

Já a Santa Casa garante a abertura da Ermida da Nossa Senhora do Castelo aos turistas e visitantes procedentes do Palácio dos Condes de Anadia.

A Câmara Municipal compromete-se a gerir o espaço de acolhimento de turistas e visitantes situado no rés-do-chão do edifício contiguo à Igreja da Misericórdia, que vai ser aberto aos visitantes.

A loja vai divulgar os produtos endógenos e o património histórico e arquitetónico da região de Mangualde, acrescenta a autarquia.

Citado na nota, o presidente Elísio Oliveira garante que o turismo tem tido uma “grande expansão” em Mangualde, atraindo “pessoas ao território” e gerando “dinâmicas económicas e sociais, sendo por isso do interesse do Município que o turismo seja desenvolvido e que os turistas permaneçam o máximo de tempo no concelho e dinamizem a economia local, nomeadamente a hotelaria, restauração e o comércio tradicional”.

“O Palácio dos Condes de Anadia, conjuntamente com os seus jardins, mata e vinhos, representa hoje o maior polo de atração turística em Mangualde, nomeadamente de estrangeiros. Por outro lado, a Santa Casa da Misericórdia de Mangualde é detentora de dois imóveis, de grande valor histórico e arquitetónico, designadamente a Igreja da Misericórdia e a Ermida da Nossa Senhora do Castelo, que também têm uma relação histórica com os Condes de Anadia. Com este acordo conseguimos criar sinergia para melhorar a oferta turística do nosso concelho”, afirma o autarca.