Distrito de Viseu com alerta amarelo até às 21h00 por causa da chuva
As previsões apontam para uma pequena descida da temperatura máxima no Centro e Sul e períodos de céu muito nublado
Fotógrafo: D.R.
A Câmara de Mangualde quer que o concelho use mais energias limpas no futuro próximo. O projeto "Comunidade de Energia Renovável" vai ser apresentado na próxima segunda-feira (8 de agosto) a partir das 21h00.
O vice-presidente da Câmara, João Pedro Cruz, diz que a apresentação vai servir para explicar o projeto à população e às empresas do concelho.
“A constituição desta comunidade decorre da estratégia que o município definiu para promover o uso de energias renováveis no nosso concelho e, assim, acelerar a transição para energias verdes e limpas, mitigando de alguma forma os problemas da emergência energética”, explica.
No projeto é promovido com a Junta de Freguesia e a Associação Empresarial locais, o objetivo é “criar uma comunidade de consumidores que produzam a sua própria energia através da energia solar”.
João Pedro Cruz adianta ainda que, no concelho, já está a ser implementada “uma comunidade de energia rural que já está em desenvolvimento numa povoação do concelho, em Tibaldinho”.
“Temos também uma comunidade de energia industrial que incide sobre as empresas e as indústrias e a comunidade de energia do centro urbano visa promover o uso de energias limpas pelos moradores da cidade”, acrescenta.
Na comunidade rural de Tibaldinho, o vice-presidente da autarquia revelou que estão já a ser recolhidos dados “nomeadamente de faturas de eletricidade dos moradores da localidade para podermos implementar o projeto antes do final deste verão”.
As previsões apontam para uma pequena descida da temperatura máxima no Centro e Sul e períodos de céu muito nublado
O projeto conta com uma equipa de professores, especialistas, parceiros do tecido empresarial, do ensino superior e de entidades e...
Biblioteca recebe as primeiras obras desde que foi inaugurada há 20 anos na Casa dos Guedes. Investimento na reabilitação dos alça...