viseu welcome summer 2024
viseu academia de judo zonais norte
Alunos hortas carregal do sal 2
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

16.06.25

Feriado à vista e ainda sem planos? Temos a sugestão perfeita! Situado…

16.06.25

No coração de Viseu, a porta 55 da Praça D. Duarte abre-se…

12.06.25
josé antonio santos lamego ps
josé carvalho candidato ps sátão
sofia relvas
WhatsApp Image 2025-06-09 at 170550 2
praia trabulo sátão 2 web
Companhia Portugueza do Chocolate Prémios AHRESP
Home » Notícias » Diário » Mangualde vai dar kits de sobrevivência para refugiados da Ucrânia

Mangualde vai dar kits de sobrevivência para refugiados da Ucrânia

pub
 Mangualde vai dar kits de sobrevivência para refugiados da Ucrânia - Jornal do Centro
05.04.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Mangualde vai dar kits de sobrevivência para refugiados da Ucrânia - Jornal do Centro
05.04.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mangualde vai dar kits de sobrevivência para refugiados da Ucrânia - Jornal do Centro

A Câmara de Mangualde e a instituição Cruz de Malta farão chegar nos próximos dias os bens recolhidos na campanha solidária promovida no concelho para ajudar o povo ucraniano, anunciou a autarquia.

Os bens serão enviados aos campos de refugiados onde estão as pessoas que fugiram da guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Além dos bens essenciais e alimentares, também serão dados kits de sobrevivência aos refugiados ucranianos.

Segundo a Câmara, a campanha foi organizada nas últimas semanas entre o Município, o agrupamento de escuteiros 299, a Paróquia de Mangualde e a Cruz de Malta, com contributos dados por populares e empresas do concelho, bem como por um movimento vindo das freguesias de Povolide e Santos Evos, no concelho de Viseu.

, a rede solidária de Mangualde já tinha enviado um camião com vários bens, nomeadamente material médico-hospitalar como camas articuladas, colchões, roupas de cama, cadeiras de rodas e andarilhos, entre outros materiais.

O material angariado “teve como destino um hospital de campanha na cidade polaca de Przemysl, onde atualmente opera a equipa que a ONG Together International Portugal mobilizou para o teatro de operações”, referiu a Câmara de Mangualde.

ANAFRE ajudou a pagar transporte de camiões com bens

Na última semana, a delegação de Viseu da Associação Nacional de Freguesias ajudou a custear as deslocações de dois camiões que partiram de e , rumo à fronteira da Ucrânia com a Polónia, com bens essenciais.

Os dirigentes da ANAFRE em Viseu disseram, em nota, que não poderiam ficar indiferentes “ao sofrimento do povo ucraniano” e que se mobilizaram “no sentido de encontrar uma forma de se associar às diversas campanhas espontâneas que foram surgindo por todo o distrito”.

“Após alguns contactos, foi possível perceber que a dificuldade nesta fase é o transporte dos bens que foram acumulados em inúmeros pontos de recolha, fruto da solidariedade de pessoas, entidades e empresas”, explicou a direção da delegação.

pub
 Mangualde vai dar kits de sobrevivência para refugiados da Ucrânia - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Mangualde vai dar kits de sobrevivência para refugiados da Ucrânia - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar