Geral

28 de 04 de 2022, 10:17

Diário

Vila Nova de Paiva é único concelho sem unidade de saúde familiar

Autarca, que lidera um dos 14 concelhos da região Dão Lafões, garante que não vai baixar os braços até a saúde melhorar no município

centro de saúde vila nova de paiva

Fotógrafo: D.R.

Vila Nova de Paiva está mal servido de saúde e é essa a convicção do presidente da Câmara, Paulo Marques. O concelho é o único da região Dão Lafões que não tem unidades de saúde familiar.

“Falta tudo. Falta atendimento aos utentes, melhores e mais serviços, médicos e uma unidade de saúde familiar, porque somos o único concelho do ACES Dão Lafões que não a tem”, diz o autarca em declarações ao Jornal do Centro. O Centro de Saúde local e as soluções para ele foram entre os temas abordados pelo responsável no seu último discurso de 25 de abril.

Paulo Marques acrescenta que, caso alguém do concelho fique doente e for ao Centro de Saúde, “dificilmente será atendido na hora”. “São capazes de marcar consulta para daqui a dois meses. Se isto é ser atendido, não será propriamente bom”, admite.

Segundo o presidente da Câmara, falta pelo menos um médico no concelho, “como já falta há muito tempo”. Paulo Marques espera que Vila Nova de Paiva seja contemplado nos próximos concursos de médicos.

“Sabemos que, no próximo concurso de médicos, não estará contemplado Vila Nova de Paiva, mas é nosso intuito que, no seguinte, que provavelmente será em setembro ou outubro, terá que haver médicos para Vila Nova de Paiva”, disse frisando que se trata apenas de “uma parte da solução, não é o todo, mas que será sempre uma parte importante”.

Paulo Marques avisa que não vai baixar os braços até a saúde melhorar no concelho. “Já reunimos com a ARS e estamos agora a marcar reunião com o ACES Dão Lafões. Estamos a tentar, por todos os meios, que venham falar connosco para tentarmos resolver este problema porque não vamos deixar cair esta situação e a saúde tem de ser resolvida no nosso concelho”, concluiu o presidente da Câmara.