Geral

18 de 05 de 2021, 18:42

Diário

Novo lar da Misericórdia de Mangualde já está inaugurado

Nova residência Nossa Senhora do Castelo representou um investimento de 550 mil euros

residência senhora castelo mangualde 18 05 2021

A Misericórdia de Mangualde inaugurou esta segunda-feira (18 de maio) a nova residência sénior Nossa Senhora do Castelo.

A inauguração contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que se fez acompanhar por Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

A nova unidade vai ter capacidade para 20 utentes e significou um investimento de 550 mil euros. O provedor da Santa Casa, José Tomás, diz que o lar terá “mais capacidade e mais qualidade para cuidar das pessoas”.

“Este projeto teve em vista a transformação numa residência sénior e vamos dar-lhe vida, uma caraterística diferente e uma melhor utilidade para poder ajudar as pessoas”, acrescenta. Segundo o responsável, a nova residência possui 12 quartos de suite e espaços públicos de convívio para os utentes idosos, com cuidados especializados e integrados.

No entanto, a Misericórdia de Mangualde tem mais projetos em cima da mesa. José Tomás adianta que a instituição vai requalificar o Lar Morgado do Cruzeiro, que terá capacidade para acolher 50 utentes.

As obras vão custar 1,6 milhões de euros e estarão prontas no final deste ano.

“Este lar foi edificado em 1974 e estava gasto pelo uso intenso durante os anos. Portanto, avançámos com um projeto de reabilitação. Queremos criar uma estrutura intermédia de cuidados especializados integrados e uma unidade de cuidados continuados. Será uma estrutura para utentes muito dependentes, nomeadamente idosos, e aqui queremos ser diferenciadores e inovadores”, explica.