Geral

12 de 04 de 2021, 14:32

Diário

Misericórdia de Lamego apoia 50 utentes no "conforto da casa"

Serviço de apoio domiciliário não tem protocolos com a Segurança Social

apoio domiciliário misericórdia de lamego

O serviço de apoio domiciliário da Misericórdia de Lamego presta agora apoio a 50 utentes, um número que, segundo a Santa Casa, representa um recorde desde a criação deste serviço em junho de 2013.

O serviço foi criado para “manter os idosos ou doentes crónicos em suas casas, procurando desta forma prolongar a dignidade das suas vidas”, com cada vez mais famílias de Lamego a recorrerem à Misericórdia, e garantir “a realização das tarefas básicas prestadas no conforto do lar” sete dias por semana quando os seus utentes não o podem fazer, explica em comunicado a instituição.

A Misericórdia de Lamego diz que não tem estabelecidos acordos de cooperação com a Segurança Social com vista à sua comparticipação financeira para o apoio domiciliário.

“O SAD confirma que somos uma instituição de referência na oferta e nas respostas na área da solidariedade social. Oferecemos um serviço de elevada qualidade técnica e humana, no entanto, lamentamos que, devido à ausência de acordos, represente um encargo financeiro muito elevado para esta instituição”, disse o provedor da Santa Casa, António Carreira.

A rotina das funcionárias do apoio domiciliário repete-se todos os dias e inclui a higiene pessoal, a entrega de refeições, a arrumação e as limpezas da casa e o tratamento de roupas, além do apoio à toma da medicação, do acompanhamento em atividades socioculturais e de lazer e das deslocações ao exterior. O serviço também é frequentado por pessoas em situação de dependência física ou psicológica. A prestação destes cuidados também abrange os feriados e os fins de semana.

Entre os utentes deste serviço, está Laura Rodrigues, de 85 anos, que recebe uma equipa do apoio domiciliário há cinco anos durante três vezes por dia no Bairro de Santa Cruz. Antiga funcionária de uma gráfica, Laura vive sozinha. Chegada à terceira idade e a sofrer com a perda quase total da visão, o apoio domiciliário assegura a esta utente a confeção e a entrega das refeições, além da toma da medicação.

Outro dos utentes é António Duarte Silva, antigo vice-provedor da Santa Casa, que tem a mobilidade condicionada por causa de uma queda aparatosa em casa. O antigo professor de História do Liceu Latino Coelho recorre a este serviço para que sejam asseguradas as refeições e a realização de pequenas tarefas domésticas.