Geral

19 de 01 de 2022, 12:58

Diário

Antiga cadeia de Moimenta da Beira vai ser transformada em centro interpretativo

Obras devem ficar concluídas ainda este ano. Objetivo do espaço é "revisitar e valorizar a história dos oito concelhos que existiram no atual território de Moimenta da Beira"

centro interpretativo moimenta da beira obras

A antiga cadeia de Moimenta da Beira vai ser requalificada e convertida num Centro de Interpretação da História do Municipalismo de Moimenta da Beira.

O edifício, situado junto à sede da Junta de Freguesia, começou a ser intervencionado na passada terça-feira (18 de janeiro), depois de ter albergado vários serviços públicos nos últimos tempos.

Segundo um comunicado da Câmara, os trabalhos de requalificação, consolidação física e instalação do centro interpretativo devem ficar concluídos ainda durante este ano.

A autarquia explica que o projeto, que é apoiado pelos fundos do Programa Leader, pretende “revisitar e valorizar a história dos oito concelhos que existiram no atual território de Moimenta da Beira, as suas personagens principais e o seu papel na construção, organização do municipalismo, contando a história dessa relação com a comunidade”.

Os antigos concelhos que hoje fazem parte do município de Moimenta da Beira são, além da sede do concelho, Caria, Castelo, Leomil, Nagosa, Paçô, Peravelha e Sever.

Essa história será contada recorrendo a tecnologia que permitirá aos visitantes “descobrir e interagir de uma forma sensorial e emotiva conteúdos da narrativa histórica dos antigos oito concelhos, cientificamente correta e facilmente entendível, entre textos, mapas e imagens dos monumentos mais representativos e simbólicos à época da existência jurídica enquanto concelho”.

A Câmara de Moimenta da Beira acrescenta que o novo centro interpretativo incluirá também módulos expositivos e uma mesa interativa “com tecnologia de toque por infravermelhos”. “O espaço terá identidade própria e será criado merchandising do Centro de Interpretação”, acrescenta o executivo presidido por Paulo Figueiredo.

Em paralelo, o projeto desenvolverá uma app interativa que vai incluir, além de todas as informações relacionadas com o novo centro, um roteiro turístico de visitação aos antigos oito concelhos que existiram até à reforma administrativa do mapa territorial de Portugal continental iniciada por Mouzinho da Silveira no século XIX.