Geral

20 de 05 de 2022, 17:31

Diário

Moimenta da Beira vai ter ensino superior no próximo ano letivo

Concelho vai receber dois novos cursos técnicos superiores profissionais lecionados pelo Politécnico de Viseu. Protocolo foi assinado esta sexta-feira

moimenta da beira vai ter ensino superior

Fotógrafo: D.R./Câmara de Moimenta da Beira

O concelho de Moimenta da Beira vai receber dois novos cursos superiores a partir do próximo ano letivo. A Câmara Municipal e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, que faz parte do Politécnico de Viseu, assinaram esta sexta-feira (20 de maio) o protocolo que estabelece a entrada em funcionamento de dois cursos técnicos superiores profissionais a partir de setembro deste ano.

Segundo a autarquia, a colaboração visa “alargar e aproximar o ensino superior à região, aumentando as oportunidades para quem queira prosseguir o seu percurso académico”. O protocolo garante períodos de formação prática em contexto de trabalho nas empresas locais, através de estágios.

Após a assinatura do protocolo, o presidente da Câmara, Paulo Figueiredo, referiu que esta medida “será uma mais-valia e um valor acrescentado para o tecido empresarial do concelho e da região”. “Também os futuros licenciados, em quem apostamos muito, terão aqui oportunidades de uma enorme valorização profissional”, acrescentou o autarca.

Informática Industrial e Assessoria e Comunicação Organizacional são os dois cursos que serão lecionados em regime diurno e pós-laboral no antigo Externato Infante D. Henrique, que será convertida numa escola superior. As candidaturas poderão ser realizadas já durante o mês de junho, sendo que os alunos poderão ter depois a possibilidade de ingressar nas licenciaturas da Escola Superior de Tecnologia de Lamego.

O curso de Informática Industrial visa formar técnicos que possam criar sistemas informáticos e eletrónicos de automação industrial, aplicados aos setores industriais da região, enquanto o de Assessoria e Comunicação Organizacional pretende formar profissionais especializados nessas áreas, desenvolvendo tarefas administrativas, comunicacionais e de gestão.

Esta já não é a primeira tentativa do município de Moimenta da Beira para receber cursos de ensino superior. Há 30 anos, o então presidente da autarquia, Alexandre Gomes Cardia, quis criar no concelho um polo do Instituto Superior Douro Sul, mas sem sucesso.

O presidente do Politécnico de Viseu, José Costa, já tinha adiantado, em entrevista ao Jornal do Centro, que o instituto ia avançar com a criação de novos cursos em Moimenta da Beira e Sernancelhe e aguardava a aprovação, pela tutela, da criação de um outro curso em São Pedro do Sul.