Geral

19 de 09 de 2022, 10:48

Diário

Morreu antigo presidente da Câmara de Castro Daire

João Duarte de Oliveira tinha 95 anos. Dirigiu o município entre 1962 e 1974

joão duarte de oliveira castro daire

Fotógrafo: D.R.

Morreu João Duarte de Oliveira, ex-presidente da Câmara de Castro Daire. Tinha 95 anos, tendo falecido no Hospital CUF Viseu segundo a agência funerária.

O município decretou luto municipal no dia de ontem (18 de setembro), altura em que decorreu o funeral do homem que foi presidente da Assembleia Municipal e também deputado da Assembleia Nacional durante o Estado Novo. Na democracia, tornou-se militante do PSD local.

A autarquia refere, numa nota, que recebeu “com tristeza e pesar” a notícia do falecimento do ex-autarca que dirigiu o município entre 1962 e 1974.

“O Dr. João Duarte Oliveira foi um dos ilustres da vida política, económica e social do nosso Concelho, tendo ocupado os mais altos cargos públicos do Município onde foi presidente da Assembleia Municipal e presidente da Câmara Municipal. O Dr. João Duarte Oliveira evidenciou-se também como um digno representante do nosso concelho no quadro político nacional, tendo sido deputado da Assembleia Nacional durante 3 mandatos”, escreve o comunicado da Câmara que deixou condolências à família e amigos.

Já a concelhia do PSD fala de “uma das suas mais notáveis figuras” de Castro Daire que era “dos membros mais antigos do partido no concelho e uma referência política”, desempenhando cargos e abraçando causas públicas “que em muito contribuíram para o desenvolvimento do concelho de Castro Daire”.

João Duarte de Oliveira foi enterrado no cemitério local.