Geral

10 de 05 de 2023, 14:18

Diário

Mortágua: Aprovadas 58 bolsas de estudo para alunos carenciados

Apoio do município implica um investimento de 105.300 euros. Bolsas vão ser entregues a alunos dos ensinos superior, secundário e profissional

Foto genérica de um aluno estudante no secundário jovem

Fotógrafo: Igor Ferreira

A Câmara de Mortágua vai dar bolsas de estudo a 58 alunos dos ensinos superior, secundário e profissional do concelho. O apoio implica um investimento de 105.300 euros.

As bolsas serão entregues aos alunos mais carenciados e com bom aproveitamento escolar, mas que não têm capacidade de pagar as despesas relacionadas com os estudos, podendo variar entre os 60 e os 300 euros por mês. Os apoios têm uma duração de dez meses.

Em comunicado a autarquia realça que a bolsa “visa contribuir para a minimização do esforço financeiro das famílias no custeio das despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar e propina”.

O presidente da Câmara, Ricardo Pardal, realça que “as despesas de frequência do Ensino Superior representam um forte encargo no orçamento anual das famílias” e que as bolsas visam minimizar o esforço familiar e garantir “uma efetiva igualdade de oportunidades, para que todos os alunos, sem exceção, possam atingir os seus objetivos e obter as qualificações que serão importantes para o seu futuro”.

“As razões económicas nunca podem ser um fator que impeça ou condicione o sucesso académico e o percurso formativo dos alunos, o qual deve depender exclusivamente do mérito e do esforço de cada um”, conclui o autarca.