Geral

13 de 09 de 2022, 17:37

Diário

Mortágua: Autarquia “paga” creche aos pais

Creche será gratuita no concelho a partir do novo ano letivo. Foi aberta sala de ATL no centro escolar da vila para responder à procura das famílias

creche mortágua

Fotógrafo: D.R./Câmara de Mortágua

Em altura de arranque do novo ano letivo, a Câmara de Mortágua garante o acesso gratuito às creches. A medida abrange todas as crianças que estejam em idade de creche e até completarem a idade de entrar para o pré-escolar aos 3 anos.

Segundo o executivo municipal, todas as famílias “cujos progenitores (um deles pelo menos) residam ou trabalhem na área do concelho e tenham filhos inscritos em qualquer dos estabelecimentos de Creche existentes (da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua e do Jardim-Escola João de Deus)” passam a ter acesso grátis à creche.

O município irá suportar a mensalidade que caberia às famílias. “O que nós pretendemos é apoiar as famílias, é criar condições de equidade, reconhecendo a importância que um serviço como a creche tem hoje na organização da vida das famílias, nomeadamente em termos de conciliação com os horários laborais”, disse o presidente Ricardo Pardal (PS).

A medida prevê um investimento superior a 60 mil euros. O autarca de Mortágua lembrou que a educação e o apoio às famílias são prioridades do executivo.

A creche gratuita está entre as medidas aprovadas para o orçamento municipal deste ano no valor de cerca de 16 milhões de euros.

Também a pretexto do arranque do ano letivo, a autarquia abriu uma nova sala de ATL para as crianças no Centro Educativo Dr. Afonso Abrantes. A medida foi tomada em resposta aos pedidos das famílias e também porque o ATL da Misericórdia local esgotou a capacidade.

“Por manifesto interesse dos Encarregados de Educação, a Autarquia está a assegurar o serviço de apoio às famílias/ATL no Centro Educativo Dr. Afonso Abrantes, nos mesmos moldes que é assegurado pela Santa Casa da Misericórdia de Mortágua. O ATL da Santa Casa da Misericórdia esgotou a sua capacidade instalada no presente ano letivo, daí a necessidade de reforçar esta resposta social da maior importância para as famílias”, justificou o município.