Geral

12 de 02 de 2023, 11:00

Diário

Mortágua: Azulejos homenageiam concelho no Mercado Municipal

Painel produzido em Mortágua foi colocado no interior do espaço que está a ser requalificado

painel azulejos mercado mortágua

Fotógrafo: Câmara de Mortágua

A história e o património de Mortágua são homenageados num painel de azulejos instalado no interior do Mercado Municipal, que passa por obras de requalificação. Uma das paredes interiores foi decorada com o painel que é “representativo do concelho”, como realça o município.

Na obra, da autoria da artista Ivone Ramos, é possível ver referências à história e identidade de Mortágua como o edifício dos Paços do Concelho e o Pelourinho, às suas paisagens, às atividades económicas tradicionais como a cerâmica e a madeira e aos produtos que costumam estar à venda no Mercado Municipal como o bolo de cornos, o bolo de Páscoa e o mel.

“Foi a minha primeira experiência de pintura em azulejo e gostei bastante. Eu venho da pintura em tela, mas fiquei particularmente interessada em explorar mais esta técnica, que me permite desenvolver outras possibilidades”, referiu Ivone Ramos. No Mercado Municipal também já foi feita a pintura da parte exterior de todo o edifício.

Os trabalhos devem estar concluídos este mês de fevereiro. A Câmara de Mortágua investiu mais de 161 mil euros na requalificação do Mercado que funciona há 30 anos.