rio pavia viseu recinto feira de são mateus bom tempo foto genérica
appacdm viseu serra do crasto web
Pavilhão Multiusos Viseu 1
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Mortágua: Dois milhões de euros para a educação no regresso às aulas

Mortágua: Dois milhões de euros para a educação no regresso às aulas

pub
 Mortágua: Dois milhões de euros para a educação no regresso às aulas - Jornal do Centro
06.09.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Mortágua: Dois milhões de euros para a educação no regresso às aulas - Jornal do Centro
06.09.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mortágua: Dois milhões de euros para a educação no regresso às aulas - Jornal do Centro

A Câmara de Mortágua vai investir mais de 2 milhões de euros na educação para o novo ano letivo 2023/2024. Grande parte do valor vai ser canalizado para o apoio às famílias nas despesas escolares e para a promoção do sucesso educativo das crianças e jovens.

O programa inclui medidas como creche grátis, gratuitidade das refeições para as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo, fichas escolares, comparticipação na compra de material escolar, prolongamento de horários, transportes escolares gratuitos para todos os alunos e atribuição de bolsas de estudo aos alunos dos ensinos secundário e superior.

A Câmara assegura também a realização de atividades de enriquecimento curricular nas disciplinas de inglês, música (com o Centro de Música e Artes do Dão), atividade física e desporto e introdução à programação e robótica.

O município anunciou ainda que está a trabalhar na criação de novas valências para os alunos com necessidades específicas como psicologia, terapia da fala, terapia ocupacional e equitação terapêutica.

“A educação é o pilar principal da valorização da nossa comunidade e do desenvolvimento do nosso território. Investir na educação é investir no futuro das nossas crianças e jovens, no futuro do nosso concelho e também do nosso país. Estamos a falar de um investimento municipal desde o pré-escolar até à frequência do ensino superior”, disse o presidente do município, Ricardo Pardal.

Obras nas escolas durante o verão
Durante as férias de verão, a autarquia de Mortágua avançou com trabalhos de manutenção nos três estabelecimentos de ensino do concelho, nomeadamente “a nível de equipamentos de recreio, caixilharia e pinturas”.

Na Escola Básica 2,3 e na Secundária, foram construídas novas rampas para permitir a circulação de pessoas com cadeiras de rodas em todo o espaço escolar. Esta semana, arrancou a construção do abrigo exterior da Escola Básica Dr. Afonso Abrantes, um equipamento que vai permitir acolher as crianças em dias de maior calor, chuva e intempérie num investimento superior a 154 mil euros.

Os alunos da Escola Básica Dr. Afonso Abrantes também vão poder ter um relvado sintético para a prática de futebol e outros desportos. A obra está em fase adiantada de execução, tendo já sido executadas a base, as infraestruturas básicas e o edifício de apoio com balneários, casas de banho e posto médico.

O campo, equipado com torres de iluminação, também vai servir os clubes de futebol de Mortágua e vai contar com dois campos de papel cujas obras já começaram.

pub
 Mortágua: Dois milhões de euros para a educação no regresso às aulas - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Mortágua: Dois milhões de euros para a educação no regresso às aulas - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar