Geral

27 de 09 de 2022, 10:23

Diário

Mortágua: Nova praça de táxis vai ser sustentável

Estrutura será coberta integralmente com painéis fotovoltaicos. Autarquia avançou com concurso para a obra

táxi mortágua

A Câmara de Mortágua quer construir uma nova praça de táxis no centro da vila. O concurso para a empreitada já foi lançado pela autarquia, que não revelou o montante do investimento. A estrutura terá uma vertente sustentável, uma vez que será coberta integralmente com painéis fotovoltaicos.

Segundo o município, a nova praça irá ficar no atual parque de estacionamento junto à Capela de São Domingos “com o acordo dos taxistas”.

“A solução encontrada vem dar resposta à solicitação dos taxistas para alteração da atual praça (sita na Avenida Assis e Santos), por questões de segurança, bem como de melhoria das condições de parqueamento, acomodação segura e cómoda do serviço de táxi”, refere o município em comunicado.

Na nova praça, acrescenta o executivo presidido por Ricardo Pardal (PS), os taxistas terão “um local definitivo com todas as condições de comodidade quer para os próprios quer para os utentes, e situado na zona central da vila”.

“Além do serviço normal, os táxis asseguram o transporte flexível a pedido, que abrange todo o concelho e tem um custo reduzido para o utente”, salienta. A empreitada da nova praça inclui a implementação da estrutura de parqueamento das viaturas e do edifício de apoio, “constituído por área de espera, gabinete e instalações sanitárias”.

Na segunda fase, a estrutura será coberta integralmente com painéis fotovoltaicos que vão produzir energia e alimentar um posto de carregamento de carros elétricos, dando assim “um contributo para a eficiência energética e a promoção das energias renováveis”.

A autarquia de Mortágua defende a importância do projeto, referindo que este serviço é “muito importante para as pessoas que residem em lugares mais distantes e tem maiores dificuldades de se deslocarem à sede de concelho”.

O serviço é proporcionado mediante marcação prévia e permite ao utente dispor de um serviço de táxi “no dia e na hora que lhe convier, só com viagem de ida ou ida e volta”.