Geral

14 de 09 de 2021, 16:30

Diário

Mais de 30 crianças com necessidades especiais montaram a cavalo em Mortágua

Projeto procura ajudar crianças e jovens com necessidades especiais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e estimular os sentidos

cavalo

Fotógrafo: D.R.

Mais de 30 crianças e jovens com necessidades especiais tiveram a oportunidade, este domingo (12 de setembro), de montar a cavalo e praticar equitação com fins terapêuticos, no Parque das Nogueiras, em Mortágua.

A prática da equitação com fins terapêuticos, que para muitos foi uma primeira experiência, integra-se num projeto que pretende melhorar a “qualidade de vida e o desenvolvimento motor e psicossocial das crianças e jovens do concelho com necessidades especiais, e ao qual está também associada uma vertente de interação e socialização”, explica o município de Mortágua.

A terapia é desenvolvida pela Escola Terapêutico-Pedagógica através de atividades ligadas à natureza e ao campo para ocupar o tempo e estimular os sentidos destas crianças e jovens.

As atividades serão desenvolvidas no espaço envolvente à antiga Escola Primária, em Vale de Remígio, após a conclusão das obras ligadas ao picadeiro da Quinta Pedagógica. Até lá, as crianças terão de se deslocar até ao Centro Hípico de Farminhão para usufruir das atividades.

Este projeto é promovido pelo município de Mortágua em conjunto com a Associação Hípica e Psicomotora de Viseu.