Geral

21 de 01 de 2022, 16:37

Diário

Mortágua quer relançar comércio local com a colaboração dos comerciantes

Autarquia quer definir uma estratégia conjunta para promover a dinamização, modernização e sustentabilidade do comércio local do concelho

esplanadas mortágua

A Câmara de Mortágua quer criar um programa de relançamento do comércio local e envolver os comerciantes no processo.

O anúncio foi feito esta sexta-feira (21 de janeiro) pelo executivo local. Em comunicado, a autarquia diz que a intenção passa por ouvir os comerciantes, identificar os pontos fortes e fracos nos vários setores do comércio, discutir ideias e propostas e, desta forma, “definir uma estratégia conjunta para promover a dinamização, modernização e sustentabilidade do nosso Comércio Local”.

“Esse programa assenta num conjunto de ações, tais como disponibilizar ajuda especializada ao nível do marketing, para que o comércio local se adapte e se modernize em termos da adoção de canais e formatos de comunicação adequados e com uma maior flexibilidade perante os novos hábitos de consumo”, explica o município presidido por Ricardo Pardal.

Outros objetivos passam por “estimular a modernização tecnológica como resultado da adesão dos comerciantes ao trabalho de marketing e fomentar o trabalho colaborativo entre o comércio local, as associações do concelho e a gestão dos espaços públicos e equipamentos do Município, no tocante à realização de iniciativas abertas ao público”.

Além desta medida, o município também aprovou a isenção de pagamento de taxas relacionadas com a ocupação da via pública com esplanadas e toldos do comércio e da restauração até ao final deste ano.

A Câmara refere que a medida pretende apoiar os comerciantes e os empresários da restauração do concelho face ao “contexto de grande dificuldade económica devido ao prolongamento da situação epidemiológica e ao grau de incerteza quanto à duração da mesma, com forte impacto negativo nos negócios”.

Isto numa altura em que, adiantou a autarquia, se registou “uma trajetória ascendente do número de casos diários” de Covid-19, prejudicando a recuperação dos dois setores.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal, refere na nota que a medida é “um contributo do Município para apoiar e incentivar um setor que tem sido dos mais afetados pela crise pandémica e que está muito sujeito às oscilações da Covid, com os condicionamentos legais daí decorrentes no seu funcionamento normal”.

O autarca frisa que a decisão também é para o bem da saúde pública, já que o uso de esplanadas permite, acredita, “evitar a aglomeração de pessoas em espaços fechados ou limitados em área, e dessa forma, reduzir o potencial risco de contágio” por Covid-19.

Em 2021, a autarquia tinha decidido prolongar as medidas de apoio ao comércio e à economia local para mitigar os efeitos provocados pela Covid-19, incluindo a isenção do pagamento de taxas relativas à instalação ou ampliação de esplanadas e de licenças de publicidade.