Geral

21 de 10 de 2021, 17:42

Diário

Paragens de autocarro em Mortágua com plantas e conforto térmico

Do abrigo faz ainda parte um banco com assento em madeira que garante o conforto ao utente, quer no inverno quer no verão

paragens cim região de coimbra

Fotógrafo: D.R.

Mortágua vai ser um dos concelhos que irá receber os abrigos de passageiros inovadores instalados no âmbito de um projeto dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

A iniciativa pretende servir para combater as alterações climáticas naquela região, sendo apoiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Segundo a CIM, a solução passa pela instalação nas paragens de uma cobertura reforçada "para oferecer um conforto térmico distinto, representando um equilíbrio entre a natureza e as infraestruturas urbanas que se pretende restabelecer, promovendo o conforto térmico e estético da estrutura".

Seis pés da planta Jasmim Polyanthum foram plantados na floreira que fica na parte traseira do abrigo. As plantas irão cobrir a parede em vidro com o seu crescimento, garantindo uma parede verde.

Os abrigos vão permitir também uma maior filtragem de poeiras, além de retenção de água e alimento para polinizadores, transmitindo um maior conforto térmico aos passageiros. Do abrigo faz ainda parte um banco com assento em madeira que garante o conforto ao utente, quer no inverno quer no verão.

A estrutura pode ser facilmente reproduzida e aplicada em qualquer local. O secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, diz que esta iniciativa “faz parte de um projeto muito mais amplo que visa a adaptação de estratégias de combate às alterações climáticas e mitigação dos seus efeitos”.

“Esta abordagem-piloto dos 19 abrigos inovadores, um em cada concelho, é um dos projetos que está a ser implementado no âmbito de um conjunto de ações muito mais vasto”, lembra o responsável.

Jorge Brito destaca ainda a implementação e funcionalidade dos abrigos. O secretário executivo diz que os novos equipamentos “visam um maior conforto e usabilidade por parte dos utentes que utilizam os transportes públicos”.

Os abrigos terão “espécies adaptadas ao território de baixo consumo de água e que irão permitir criar zonas de ensombramento”.

“Ao mesmo tempo, estes abrigos irão fazer parte do sistema de mobilidade intermunicipal da região de Coimbra que está a ser implementado”, acrescenta o responsável da CIM.