Geral

28 de 04 de 2022, 11:20

Diário

Mortágua recebe nova unidade móvel de saúde

Centro de Saúde de Mortágua recebeu uma nova viatura para garantir cuidados de saúde de proximidade

viatura centro saúde mortágua

Fotógrafo: D.R./Câmara de Mortágua

O Centro de Saúde de Mortágua recebeu uma nova viatura para garantir cuidados de saúde de proximidade. A entrega foi feita pela Câmara Municipal, no âmbito de um projeto promovido pela CIM Região de Coimbra.

A entrega da viatura foi efetuada nas instalações do Centro de Saúde. O carro é elétrico e está adaptado “para prestar cuidados de saúde domiciliários à população, beneficiando sobretudo a população mais idosa, com mais dificuldades de transporte e mobilidade”, explica o município.

A autarquia defende que a nova viatura “vem melhorar a qualidade assistencial de proximidade nos cuidados de saúde e reforçar o serviço prestado à comunidade, passando agora a unidade a dispor de duas viaturas para apoio de saúde ao nível domiciliário”.

O Centro de Saúde ficará responsável por garantir o pessoal de enfermagem e o material médico-cirúrgico e clínico, enquanto o Município de Mortágua vai assegurar a manutenção da viatura.

“A viatura está equipada com uma bancada de trabalho, contentores de acondicionamento e transporte de resíduos hospitalares, sistema de fixação dos equipamentos, um dispensador de gel desinfetante, um nebulizador ultrassónico, um aspirador de secreções e um monitor de sinais vitais”, acrescentou a Câmara.

A viatura foi adquirida no âmbito do projeto “Região de Coimbra + Proximidade”, que contemplou os 19 concelhos da Região de Coimbra, incluindo Mortágua, com unidades móveis de saúde.