Geral

10 de 03 de 2022, 18:43

Diário

Mosteiro mais antigo da Península Ibérica será requalificado

Mosteiro do Santo Sepulcro, no concelho de Penalva do Castelo, vai receber obras de requalificação num investimento de mais de 600 mil euros

mosteiro do santo sepulcro penalva

Fotógrafo: D.R.

O Mosteiro do Santo Sepulcro, no concelho de Penalva do Castelo, vai receber obras de requalificação num investimento de mais de 600 mil euros. O projeto será apoiado por fundos comunitários do Portugal 2020.

O presidente da autarquia, Francisco Carvalho, lembra que este monumento com 800 anos “é o mosteiro mais antigo da Península Ibérica”. O autarca justifica a obra dizendo que o mosteiro apresentava “um estado de degradação muito avançado e estava a carecer de uma requalificação”.

“Pedimos recentemente a reclassificação, que foi aprovada em fevereiro. Também fizemos uma candidatura para o projeto ser comparticipado pelo Portugal 2020 e já foi adjudicada a obra. O auto de consignação será assinado na próxima semana”, explica.

Francisco Carvalho prevê que as obras estejam concluídas ainda este ano e frisa também que a autarquia assinou uma parceria com a Ordem do Santo Sepulcro, “o que vai potenciar o mosteiro com a vinda de vários turistas à região”.

Francisco Carvalho destaca ainda algumas valências que poderão ser potenciadas no espaço envolvente ao mosteiro, como “uma loja de comércio de produtos endógenos, o anfiteatro e a casa do caseiro que será legado ao núcleo museológico”.

“Temos não só o mosteiro que foi afetado ao património municipal, mas também a sua área envolvente. Vamos potenciar a vinda de turistas de cariz religioso e vamos colocar no mosteiro um anfiteatro ao ar livre e promover feiras medievais. Enfim, vai ter uma utilidade ligada à cultura porque vão ser promovidos ali vários eventos”, argumenta defendendo que o mosteiro “irá potenciar Penalva do Castelo e os concelhos limítrofes”.

O Mosteiro do Santo Sepulcro, situado na freguesia de Trancozelos, foi o primeiro monumento edificado pela ordem religiosa com o mesmo nome em território português.