Geral

20 de 01 de 2023, 18:05

Diário

Museus Grão Vasco e Tesouro da Misericórdia integram rede de inclusão na demência

Rede de Museus para a Inclusão na Demência quer melhorar a oferta dos museus concebidos especialmente para as pessoas que sofrem da doença

Museu Grão Vasco

O Museu Nacional Grão Vasco e o Museu Tesouro da Misericórdia, em Viseu, integram a Rede de Museus para a Inclusão na Demência (MID). O projeto divulgado esta sexta-feira é constituído por doze instituições portuguesas que propõem melhorar a oferta dos museus concebidos especialmente para as pessoas com demências, incluindo doenças como as de Alzheimer.

“A nível nacional, são escassas as ofertas dos museus concebidas especificamente para as pessoas com demência e para os seus cuidadores. Neste sentido, entendeu-se ser fundamental criar uma rede nacional de museus para a inclusão na demência, no sentido de desenvolver e partilhar boas práticas, capacitar as equipas das instituições culturais e consciencializar a comunidade para o tema das demências, cada vez mais relevante do ponto de vista social e da saúde pública”, explicam as entidades envolvidas.

Os objetivos passam por “contribuir para aumentar a autonomia, o bem-estar, a dignidade, a participação social e cultural, assim como a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores”, mas não só.

A rede MID quer também consciencializar as equipas das instituições culturais para criarem “respostas específicas” e capacitá-los “como verdadeiros agentes de mudança, tendo em vista contribuir para uma sociedade mais inclusiva, diminuindo o estigma associado à demência”.

No total são doze as entidades que constituem os membros fundadores da rede informal: a Acesso Cultura, a associação Alzheimer Portugal, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa, o Museu Calouste Gulbenkian, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu de Lisboa, o Museu Municipal de Pombal, o Museu Nacional Grão Vasco, o Museu Nacional Machado de Castro em Coimbra e o Museu Tesouro da Misericórdia de Viseu.

Portugal é um dos quatro países da OCDE com maior prevalência de demências. O país tem atualmente cerca de 200 mil pessoas com demência, um número que, de acordo com projeções da Alzheimer Europe, pode vir a aumentar para cerca das 350 mil em 2050.